João Pessoa, 18 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
paraíba

O IEL como agente de integração para a entrada no mercado de trabalho

Comentários: 0
publicado em 18/08/2022 às 14h59
atualizado em 18/08/2022 às 12h00

O estágio é a parte prática, em uma empresa, onde o estudante se habilita em exercer atividades relacionadas a sua futura profissão. Através deste período prático, as oportunidades no mercado de trabalho se abrem com o crescimento e o desenvolvimento profissional do estudante. Para auxiliar esse jovem a dar entrada na esfera profissional, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL atua como agente de integração há 52 anos.

O núcleo regional do IEL na Paraíba, atualmente atende cerca de 1025 empresas no estado com a gestão de desenvolvimento e inovação com a interação entre empresas e instituições de ensino. Através dessa conexão, o instituto é capaz de encaminhar às empresas, candidatos que se adequem ao que é requerido pelos contratantes. Enquanto agente de integração, o IEL observa que os candidatos ao estágio mais buscados pelas empresas estão entre os cursos superiores de Administração, Ciências Contábeis, Computação, Engenharias, Arquitetura, Educação Física, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing.

A busca pelo candidato de estágio feita pelo IEL acontece a partir do perfil que as empresas buscam no estudante contratado. A coordenadora de estágio do instituto, Karina Ribeiro, afirma que “o IEL tem como principal objetivo fazer a ponte contínua entre os estagiários e as empresas. Isso acontece primeiramente por meio do banco de dados do Sistema Nacional de Estágio, quando encaminhamos os estudantes para a seleção”, aponta. Através do SNE, o estudante interessado em estágio fornece seus dados cadastrais especificando habilidades e suas áreas de conhecimento. Após a inscrição, ele passa a fazer parte do banco de talentos do IEL e logo poderá ser chamado para a seleção caso seu perfil esteja de acordo com o solicitado por empresas parceiras.

A importância da contratação de estagiários, para as empresas, é trazer ao seu quadro de funcionários,uma mente pensante com ideias e conhecimento teórico inovador para a prática. Mostrando seu desempenho e produtividade, empresas chegam até a contratar estagiários para fazer parte da equipe efetiva. Segundo Karina, “existem empresas da Paraíba que contratam cerca de 70% do corpo de estagiários de acordo com o seu desempenho no âmbito de trabalho”, finaliza.

O IEL é responsável pelo encaminhamento de estudantes e formalização de contratos de estágio, mantendo uma comunicação contínua com a empresa e com o estagiário, para orientação legal sobre os termos e condições do trabalho exercido. Com essa entrega administrativa, durante o primeiro trimestre de 2022, o IEL formalizou 1.830 contratos de estágios de estudantes da rede pública e privada da Paraíba. Entre esses contratos, está o da estagiária de administração do SENAI, Aline Ferreira, que busca no estágio uma experiência requerida pelo mercado de trabalho, desenvolvendo e aperfeiçoando suas habilidades com a prática.

“Vejo que ainda há muitas coisas para aprender e melhorar, mas quando me comparo a ‘Aline’ anterior, percebo o quanto cresci e amadureci. Dentre várias outras coisas, hoje, consigo encarar o novo com mais segurança e paciência, vejo que não há absolutamente nada tão difícil que com esforço, não possamos aprender. O estágio me ajudou também a decidir qual é a área que realmente desejo atuar”, afirma a estudante.

O estagiário ingressa em uma empresa como um aprendiz para aplicar seus conhecimentos na prática e após o tempo de contrato, tem o perfil de um profissional apto com mais conhecimento adquirido. Esse resultado prático é o que o IEL busca com a integração entre empresa e instituição, revelando à sociedade, através do estágio, um profissional de habilidades aprimoradas e com a qualificação prática necessária para o mercado de trabalho.

MaisPB

Leia Também