João Pessoa, 08 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Potiguar, diretor da Comércio PB, presidente da CDL de Cajazeiras e membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Um bicentenário pífio

Comentários: 0
publicado em 08/08/2022 às 14h32

O ano era 1972, chegava à capital João Pessoa mais um jovem adolescente sertanejo com a missão de aprimorar e concluir seus estudos e retornar para casa e mostrar para os pais o tão sonhado titulo de “dôtor”. Não tive dificuldade para me ambientar, a cidade eu já conhecia parcialmente de visitas anteriores. Fiquei alojado na pensão de Dona Rosália (homônima da minha mãe) ali na Avenida Pedro II em frente à entrada do Mercado Central e foi lá na pensão de Dona Rosália juntamente com outros amigos como Oscar Sobral, Xavier de Freitas, Aldeir Mangueira, Gilvandro Lins, Carlos Cavalcante entre outros que vivi intensamente a minha fascinante fase transição da adolescência para a vida adulta. Como o mais jovem do grupo fui indicado a dedo pelo meu pai, Tota Assis, a dividir um quarto comum certo Sr. Sinval, um sisudo burocrata de meia-idade do 1° Grupamento de Engenharia que me repassava valiosíssimas informações que me ajudaram a compreender as origens e as causas do regime militar que estava implantado naquela época no Brasil.

A bela João Pessoa, da majestosa praia de Tambaú, da ponta do Cabo Branco, das matinês do Cine Plaza e da inigualável performance do guarda de trânsito Apito de Ouro na Rua Duque de Caxias já não me encantava tanto, o que me chamou atenção logo no início daquele ano foi uma maciça campanha anunciando por rádios jornais e televisão as comemorações dos 150 anos da independência do Brasil, uma programação invejável, robusta de eventos e exposições espalhados por toda a cidade. Aquele estardalhaço midiático, que eu, ainda, não conseguia entender, marcou de vez a minha chegada a capital do estado.

Hoje, cinquenta anos depois, às vésperas de comemoramos o bicentenário da nossa independência, fico a me perguntar o porquê dessa profunda apatia e indiferença com a celebração do evento que deu início a história do Brasil como nação independente.

Seria a coincidência dessa efeméride histórica ocorrer exatamente dentro um período de eleições extremamente polarizadas e permeadas pelo ranço da intolerância ideológica ou não temos mesmo o que comemorar? Temos motivos, sim, para regozijo e exaltação se considerarmos o fim de três séculos do Brasil Colônia, um ciclo patrocinado por uma monarquia escravocrata que nos deixou um triste legado de pobreza moral, material e intelectual. E esse regozijo foi expresso em larga escala em 1922quando o presidente Epitácio Pessoa inaugurou no Rio de Janeiro um mega evento, a Exposição Internacional do Centenário que tinha objetivo claro de mostrar para o mundo a modernidade e pujança do Brasil no campo das artes, indústria e ciência.

Quanto ao bicentenário não temos muito que comemorar, padecemos das mesmas mazelas de cem anos atrás marcadas por instabilidade politica e institucional, desigualdade social, crises econômicas e fome, agora o com um agravante perigoso: somos uma nação ideologicamente dividida.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas