João Pessoa, 18 de julho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Um mecânico também poeta: Severino Guaresma!

Comentários: 0
publicado em 18/07/2022 às 06h17

A Paraíba conta com um profissional palestrante motivacional cujo nome é bem conhecido e requisitado para eventos “Brasil afora”. Trata-se de Gonçalo Pontes, que, inclusive, frequentemente, através de seu instagram, dá “dicas motivacionais”. Uma dessas dicas, bem recente, respondendo ao questionamento “você valoriza o emprego que tem?”, ele – Gonçalo – mostra que muitos dos trabalhadores mais valorizam o trabalho quando se encontram desempregados (desempregados, repito).

Esta realidade não se faz tão evidente junto aos trabalhadores dos sistemas de transporte coletivo urbano de João Pessoa nem de Campina Grande, vez que, por um bom tempo (não sei se ainda ocorre) Gonçalo Pontes – por iniciativa, claro, dos empresários – periodicamente realizava palestras para esses trabalhadores e desde então destacava a importância quanto à valorização que cada um precisa ter em relação ao emprego, especialmente – como é o caso – “com carteira assinada”!

Neste portal já me reportei, inclusive os citando nominalmente, a profissionais do transporte coletivo urbano que até chegaram a positivamente chamar a atenção da mídia, tendo ocorrido o fato, por exemplo, de um deles ter sido entrevistado em programa televisivo nacional, como o “Encontro com Fátima Bernardes”, na TV Globo.

Outro caso correspondeu ao motorista que, com o apoio dos próprios passageiros, desviou a rota e foi até a um hospital para socorrer uma jovem que passara mal dentro do veículo.

Recentemente um outro motorista, pedindo permissão aos passageiros, parou o ônibus e foi ajudar uma pessoa deficiente visual  na travessia de uma via ao lado da UFPB.

Estes e vários outros casos são uma caracterização de que os profissionais do transporte coletivo urbano, aqui na Paraíba, têm, em sua absoluta maioria, atuado com satisfação e compromisso para com os clientes deste setor!

         Em uma outra das melhores caracterizações desse jeito satisfeito e comprometido com o trabalho e, também, de gratidão para com a empresa a que esteja vinculado, eis que em meu “whatsapp” chega um vídeo da autoria do operador do transporte coletivo urbano, vinculado a uma das empresas do Grupo A. Cândido e com atuação como mecânico em Campina Grande, SEVERINO GUARESMA, que, em forma de cordel, diz o seguinte:

– “O Grupo Nacional/ Hoje tem satisfação/ Faz transporte coletivo/ Com muita dedicação/ Transportando o usuário/ Servindo a população;

– Faço parte deste Grupo/ Atuando na Manutenção/ Procuro dar o melhor/ Ao consertar o busão/ Para assegurar o conforto/ De toda a população;

– Grupo forte é grupo unido/ Do mecânico ao condutor/ Do dono ao seu gerente/ Do porteiro ao lavador/ Todos juntos e um propósito/ Que é transportar com amor”.

Nesse mesmo cordel o autor, SEVERINO GUARESMA, ainda faz uma exaltação à cidade de Campina Grande que acolheu a ele próprio, assim como ao fundador do Grupo Nacional, Argemiro Cândido.

Note-se o que significa e a força que tem trabalhar-se motivado e comprometido para com quem se presta o serviço, seja como “patrão” ou “empregado”!…

Leia Também