João Pessoa, 15 de junho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
micélio

PF deflagra operação em João Pessoa contra tráfico ilegal de madeira

Comentários: 0
publicado em 15/06/2022 às 06h07
atualizado em 15/06/2022 às 06h46

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (15) a operação ‘Micélio’ para combater a comercialização e transporte ilegal de madeira com essência amazônica oriunda do Pará e destinada ao Rio Grande do Norte e a Paraíba. Os mandados são cumpridos em uma madeireira do bairro Colibris, em João Pessoa.

Além da PF, a Receita Federal também participa da operação. Em João Pessoa os mandados são cumpridos em uma madeireira, onde os policiais coletam documentos e vistoriam materiais, além de uma residência.

Cerca de 67 policiais estão cumprindo 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela  2ª Vara da Justiça Federal/RN nas cidades de Natal/RN (4), Belém(3) e Tomé-Açu/PA(2) e João Pessoa/PB(1).

A investigação teve início em 2019 e busca desvendar a origem da madeira comercializada e ocultada nas transações por donos de lojas que atuam nesse ramo de negócio e que supostamente agem praticando fraude e consequentemente lavagem de dinheiro.

Os fatos investigados buscam também revelar detalhes de todo esse processo ilegal de corte, transporte e aquisição da madeira com essência amazônica de origem ilícita, cujos crimes são previstos nos Art. 38, Art. 39, Art. 46 e Art. 50-A da Lei de Crimes Ambientais. Ademais, a ocultação da origem da madeira ocorre através da fraude no sistema da Guia Florestal e nos documentos apresentados aos fiscais como pertinentes às cargas, fatos possivelmente incursos no Art. 299 e 304 do Código Penal Brasileiro.

Veja fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

MaisPB

Leia Também