João Pessoa, 18 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Graduado em Jornalismo, Yago Fernandes é um “pitaqueiro” sobre a vida, relações humanas e um apaixonado pela comunicação. É mestre de cerimônias e tem experiência com palestras e oficinas de Oratória. Atualmente, também é assessor de comunicação.

A hipocrisia gerada na Semana Santa 

Comentários: 0
publicado em 18/04/2022 às 10h36

Os últimos sete dias foram destinados à Semana Santa. Não preciso dar explicações sobre isso, tenho certeza de que você sabe a finalidade desse período religioso. Muito bem, vamos lá. 

Muitos não comeram carne bovina (foto) – especialmente na sexta-feira. Mas quem os proibiu? E sob qual justificativa? –“Ah, mas devemos trocar a carne por peixe…”, pensam aqueles e aquelas de cabeça vazia. 

Aprontam, fazem o mal, pintam e bordam ao longo do ano… quando chega a sexta-feira abstêm-se da carne pois é pecado. Pecado (simplesmente um sinônimo de crime, ilicitude) é agir fora dos parâmetros éticos e sociais, é não cumprir com seus deveres e apenas exigir direitos. Tudo mais é história inventada pela Carochinha.

Precisamos rememorar o estado laico estabelecido no Brasil desde 1890. Não temos religião oficial, embora o que vemos por aí é um país que parou na quinta-feira da “Semana Santa”, com pontos facultativos e outras vadiagens do ramo. Ninguém – em nenhum veículo de comunicação – discutiu ou questionou acerca de tal absurdo. Ninguém. 

Ora, será que não conhecem a história do “bom samaritano”? Ainda que um fato inventado, se faz necessário avaliarmos sua mensagem. O sujeito – o bom samaritano – que não tinha sequer compromisso religioso, foi o único a acudir o viajante assaltado e ferido num meio da estrada. Por ali, passaram um levita e um sacerdote… nenhum dos dois estenderam suas mãos. A bondade passa, quase sempre, fora dos vieses religiosos. 

Ademais – e por fim –, acabando essa conversa enjoada, me lembro de uma pesquisa americana. Psicólogos estudando o comportamento dos piores criminosos dos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que todos eles se diziam crentes em Deus. Não foi encontrado nas cadeias um ateu. Curioso, não? A hipocrisia é grande. 

Não à doutrinação! 

Durante a Semana Santa, sei de professoras que trabalharam junto aos pequenos os últimos dias vividos por Jesus. Crianças de uma escola pública encenaram e aprenderam o significado da Páscoa. Negativo, comadres! Eu quero saber se nesta mesma escola é transmitida outras religiões, por exemplo as de origem africana. Evidentemente que não. Religião se aprende em casa e não na escola. 

Apertem os cintos…

Um vídeo mostra um pastor religioso e outras pessoas tocando e cantando músicas do gênero gospel. O fato aconteceu dentro de um avião em pleno voo. Nas imagens é possível ver o semblante desconfortável de alguns passageiros. Religião é da esfera privada, particular de cada um. O mais impressionante é que ninguém disse ou fez nada para impedir o “louvor”. Até no céu tem gente frouxa.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também