João Pessoa, 28 de março de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

O espírito dos insensatos

Comentários: 0
publicado em 28/03/2022 às 07h00
atualizado em 26/03/2022 às 08h05

A felicidade é o estado de espírito dos insensatos. Sim, é verdade, vez por outra sou acometido pela falta de bom senso. Mas o que tenho visto mesmo antes da insensatez e muito aquém da falácia que camufla as verdadeiras intenções, esta verborragia que mascara personalidades fracas e vazias, é a inconsequência travestida de coragem, a displicência travestida de tranquilidade, o excesso travestido de produtividade, a estupidez travestida de inteligência, a afetação travestida de sensibilidade, a promiscuidade travestida de sensualidade.

Vejo um mundo repleto de seres felizes, sorrindo e acariciando suas infantis desculpas e adiamentos, e a pieguice descomunal com que se maquia diariamente diante de um espelho opaco ou fosco ou côncavo ou estilhaçado. Ter uma imagem distorcida de si mesmo é ver o mundo, a natureza, os monumentos, as pessoas, a arte de forma equivocada.

Mas, claro, a vida tem as cores e as formas que lhes emprestamos com nossos sentidos e nossas sensações, mesmo quando nos anulamos e nos esforçamos, ou simplesmente nos deixamos enxergar pela ótica de outro. Distorção, espelho com rachaduras, imagens fragmentadas e disformes.

E eu que já quis ser mais rápido que a minha imagem no espelho? Sim, tentei inúmeras vezes fazer um movimento tão veloz que a imagem refletida não conseguisse me acompanhar com a mesma velocidade. Olhei para o lado de lá e quis saber como era, quem era aquele que me imitava e que mundo era aquele que reproduzia fielmente invertido o que estava aqui, do meu lado, à minha volta. É, eu sonhei…

Narciso olhou-se no lago e se apaixonou pelo que viu. Ele não voltou a olhar quando as águas se agitaram. Hoje, os narcisos miram-se nesse espelho d’água diariamente e mesmo que as águas estejam extremamente revoltas jamais conseguem enxergar os seus esgares, suas faces mais horrendas. Só conseguem captar sempre a mesma imagem: a do riso embasbacado da felicidade pré-fabricada.

Visite o blog Eduardo Lamas: www.eduardolamas.blogspot.com

E a página do autor e seus livros publicados: https://url.gratis/SFc37Q

Leia Também