João Pessoa, 15 de março de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Ex-deputado federal, empresário e escritor. E-mail: [email protected]

SOS Aeroporto Castro Pinto

Comentários: 0
publicado em 15/03/2022 às 09h10

Estou solicitando providências das autoridades deste município e das bancadas estadual e federal como membro da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba.

Devo dizer preliminarmente, que todos os contribuintes têm o direito constitucional de solicitar das autoridades, quando se acharem preteridos nos seus direitos, inclusive, o de opinar e manifestar seu pensamento.

Hoje quero me referir ao nosso Aeroporto Castro Pinto. Não sei se posso chamá-lo de Aeroporto, comparando-o com o dos nossos Estados vizinhos  Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, que têm voos internacionais quase que diariamente.

Nosso aeroporto no dia 24.02.2020 passou a ser gerido pela Empresa Espanhola Aena Desarrolo Internacional. Segundo informações esta empresa não fez nenhum investimento desde que assumiu – assim, é estranho o silêncio das autoridades paraibanas.

Recentemente conheci o Aeroporto Internacional de Macapá, capital do Amapá. Fiquei surpreso. Vi uma super estrutura com dois grandes pavimentos construídos numa área de mais de 3 mil metros quadrados.

Pista muito extensa operando com aeronaves como Boeing 767 Airbus 330 e outros. Salas de embarque com todo conforto. Lojas, inclusive duty free (sem imposto) para passageiros de voos internacionais, nacionais e particulares.

Três fingers do tipo existente em qualquer grande aeroporto do mundo. Isso e muito mais, numa cidade que possui menos de 500 mil habitantes, enquanto, João Pessoa possui quase o dobro.

Aqui temos talvez o mais desestruturado aeroporto das capitais.

Não nos falta nada comparando com as demais capitais. Temos o binômio sol e praias lindas, um povo atencioso: posso afirmar sem paixão como norte-riograndense.

O Ponto mais Oriental das Américas se ultimando, enquanto, o Ponto mais Ocidental da Europa em Portugal está sempre sendo visitado por turistas do mundo inteiro. Eu o conheço muito bem.

O setor de viagem e turismo, em 2019, gerou 9,2 trilhões de dólares para a economia global, isto é, antes da pandemia.

Será que vale a pena alertar as autoridades paraibanas sobre a importância da indústria do turismo? Acredito que sim.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também