João Pessoa, 17 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
vacinação errada

Queiroga: “Bolsonaro pediu atenção especial para as crianças de Lucena”

Comentários: 0
publicado em 17/01/2022 às 06h37
atualizado em 17/01/2022 às 08h56

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez uma visita técnica na manhã desta segunda-feira (17) ao município de Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. Na cidade, 48 crianças foram vacinadas desde o ano passado com o imunizante da Pfizer destinado a adolescentes e adultos.

“O presidente Jair Bolsonaro me ligou e pediu que eu visse ao município, conversasse com as famílias para mostrar o cuidado com as crianças, evitar que aconteça outro erro vacinal”, afirmou Queiroga.

O ministro pontuou que a “preocupação é com as crianças”. “Temos que fazer o monitoramento rigoroso para verificar possíveis eventos adversos. Essas vacinas foram aplicadas de forma errada, o que chamamos de erro vacinal”, frisou.

Queiroga destacou que a principal medida agora é saber o risco de consequências em garotos entre cinco e 11 anos.

Ontem (16), o Mistério da Saúde informou por meio de nota enviada ao Portal MaisPB que acompanhava o caso e pediu cautela aos profissionais para evitar erros semelhantes.

O prefeito Leo Bandeira tratou como “lastimável” a situação. “Infelizmente aconteceu e temos que dar todo os cuidados às crianças. Estamos acompanhando, ido casa por casa. Até agora, não tivemos nenhum problema grave”, disse à TV Cabo Branco.

Segundo o gestor, a profissional responsável pelo erro já foi afastada e um inquérito administrativo foi aberto para apurar a situação.

“Estamos sem entender. Nos colocamos à disposição do Ministério Público, está marcada uma reunião amanhã para que possamos ser ouvidos”, destacou.

Leo Bandeira afirmou que Lucena ainda não recebeu as doses específicas para crianças, que possuem uma composição diferente do imunizante destinado a adolescentes e adultos.

“Vamos preparar junto ao Governo do Estado um plano de ação para vacinar com todo cuidado necessário. Estamos trabalhando com a Secretaria de Saúde para planejarmos essa ação”, frisou.

MaisPB

Leia Também