João Pessoa, 23 de dezembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

O compromisso de Cícero com o Parque Natural Lauro Pires Xavier

Comentários: 0
publicado em 23/12/2021 às 06h27

Recentemente, tanto por parte do governo estadual quanto pela Prefeitura de João Pessoa, temos muito ouvido, assistido e lido sobre as preocupações e ações dessas duas esferas governamentais relativamente à preservação, implantação e/ou restauração de ambientes em que o elemento predominante seja a própria natureza.

Porém, duas dessas preocupações/ações foram as mais repercutidas:

– Uma alude-se ao projetado Parque Cidade de João Pessoa (na área já doada pelo Aeroclube da Paraíba, no Jardim Oceania) e que compreende nada menos do que 24 mil metros quadrados. Esse espaço receberá, conforme o projeto em elaboração pela Prefeitura desta Capital, equipamentos de lazer como quadras, pistas de cooper, ciclovias etc., tudo, obviamente, para propiciar melhor qualidade de vida à população!

– A outra, nessa mesma linha e finalidade, já está em construção pelo Governo do Estado. É o Parque Linear Parahyba III, no bairro do Bessa, seguindo o mesmo padrão dos Parques Parahyba I e II. E este padrão tem recebido muitos aplausos de todos quantos os conhecem e/ou utilizam!

Quanto ao parque destacado no título destes escritos – o Parque Municipal Natural Lauro Pires Xavier, este espaço parece ser menos conhecido pelos pessoenses ou tem sido menos divulgado. Entretanto, recentemente o próprio prefeito Cícero Lucena fez referência a ele e anunciou que a Prefeitura adotará as medidas necessárias à sua restauração e preservação. E o fez com a coerência de quem tem foco nessa pauta de defesa do meio ambiente, cabendo lembrar que foi Cícero Lucena que, em 16 de dezembro de 2002 (portanto, há 19 anos e em meados de seu segundo mandato como prefeito de João Pessoa), foi ele, Cícero Lucena, quem sancionou a lei nº 9.839 criando o Parque Municipal Natural Lauro Pires Xavier!

Este parque – o Lauro Pires Xavier – tem nada menos do que 25 hectares e está também em área bem privilegiada, porquanto podemos dizê-la “no centro da cidade”! Aliás, para sermos exatos, o Parque Municipal Natural Lauro Pires Xavier está cravado entre os bairros Jardim 13 de Maio e Tambiá. E do Jardim 13 de Maio, no alto do edifício “Plaza de Mayo”, vislumbra-se a beleza do “verde” destacado nos 25 hectares do Parque Lauro Pires Xavier!… Daí, a alvissareira notícia de que a Prefeitura Municipal de João Pessoa realizará ações com vistas à sua restauração/preservação, vez que – lá do alto – fica perceptível de que ocorreram algumas “invasões” que precisam ser corrigidas.

Que a Prefeitura pessoense, em conjunto com o governo estadual, façam restabelecer, pra João Pessoa, não apenas o título, mas a real condição de “Cidade Mais Verde do Brasil”!

Leia Também