João Pessoa, 16 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA AUSTRÁLIA

Em encontro informal com Obama, Dilma discute visita aos EUA

Comentários: 0
publicado em 16/11/2014 às 15h31

A presidente Dilma Rousseff teve um encontro informal neste domingo (16) em Brisbane, na Austrália, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. De acordo com Dilma, durante rápida conversa, os dois falaram sobre a possibilidade de a presidente visitar o país norte-americano.

“Foi uma conversa bastante informal. Não houve, digamos assim, uma discussão sistemática. Nós estamos fazendo tratativas fora dessa reunião aqui, nós estamos fazendo tratativas entre o nosso ministro de Relações Exteriores e o equivalente americano no sentido de estudar uma volta, uma ida minha aos Estados Unidos”, disse Dilma.

O encontro ocorreu no último dia da cúpula do G20, que reúne os 19 países mais ricos do mundo e a União Europeia. Antes de Dilma embarcar do Brasil rumo à Austrália, já estava previsto um encontro bilateral entre ela e Obama.

A viagem da presidente para os Estados Unidos estava prevista para ocorrer no segundo semestre do ano passado. Dilma faria uma visita de estado a Washington, mas a ida foi cancelada após as denúncias de que agências de inteligência norte-americanas haviam espionado líderes mundiais, entre eles a presidente brasileira.

Em 28 de outubro, dois dias após a reeleição, Dilma recebeu telefonema do colega norte-americano e afirmou ter "todo interesse" em estreitar as relações do Brasil com os EUA. De acordo com a presidente, apesar da conversa pessoalmente, o tema da viagem aos Estados Unidos já havia sido tratado de forma “mais forte” por telefone.

“Agora, ainda, nada foi tratado definitivamente. Se há de convir que eles acabaram de sair de uma eleição. Agora, então, a discussão foi uma discussão bem mais…. A discussão mais forte foi até pelo telefone", declarou

No último dia 6, Dilma recebeu um telefonema do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que sugeriu a visita aos Estados Unidos. Em nota, a Presidência informou que Dilma disse a Biden considerar que o momento é “extremamente oportuno” para planejar a ida dela e classificou as relações com o país norte-americano como “muito importantes” para o Brasil.

G1

Leia Também