João Pessoa, 01 de setembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Professora Emérita da UFPB e membro da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba (AFLAP]. E-mail: [email protected]

O milagre acontece

Comentários: 0
publicado em 01/09/2021 às 07h27

O milagre acontece

Milagre ou miraculo é um acontecimento inacreditável, à luz dos sentidos e conhecimentos que o senso comum não consegue justificativa e nem a ciência é capaz de responder ao ocorrido de maneira tácita. Sempre foi motivo de curiosidade saber o que é um milagre? Será, verdade? Existe ainda hoje ou é coisa do passado? Como acontece? Por que acorre com umas pessoas e não com outras? Penso buscar explicações, mas não consigo descrever o sucedido e a nível de compreensão é inatingível. Percebo que ao empregar a palavra milagre expresso algo extraordinário, fantástico, impossível e sobrenatural e que não está ao alcance de esclarecimentos, justificativas e interpretações. Fenômeno que o ser humano não tem e não encontra esclarecimentos para o acontecimento. A ciência no contexto milagroso é insuficiente para explicar plenamente o fenômeno da criação do mundo, visto que existem vários aspectos que ultrapassam o mundo visível.

“No princípio criou Deus o céu e a terra” Gen. 1:1 No Gênesis Bíblico nasce o milagre, muitos milagres que acontecem a partir do verbo de Deus que é Jesus: “No princípio era o Verbo e o verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem Ele nada do que foi feito se fez” João 1:1-Apesar da evolução tecnológica e científica através dos séculos tentar explicar o átomo, o ar e a terra, através da física, da química, da matemática e da biologia etc, buscar os entendimentos dos fatos e acontecimentos, onde se encontra mais perguntas que repostas, ainda perduram os mistérios entre a vida e a morte.

As pessoas, conforme seus relacionamentos pessoais com Deus, recorrem a religiões e a seus pastores para encontrarem entendimentos dos fatos e eventos de que não conseguem interpretações. Isto segundo entendimento se dará no plano espiritual, tomando por base os ensinamentos dos livros sagrados, no caso do catolicismo, a bíblia, para ajudá-lo na compressão dos fenômenos ditos milagre.

A religião explica o milagre como um ato surpreendente de Deus que pode agir fora das leis naturais que governa o planeta e que só a Ele é possível realizar. Para argumentar as afirmações, as pessoas reportam-se aos acontecimentos citados no livro sagrado que esclarece as intervenções divinas como: o indivíduo com um câncer irreversível segundo a ciência, consegue curar-se; outro que já é considerado morto como Lázaro consegue, depois de alguns dias, com a intervenção divina, ressuscitar; a multiplicação dos pães etc. A bíblia é cheia de citações. Os fatos demonstram o poder de Deus, livrar e abençoar as pessoas que creem no evangelho. Um exemplo que nos chama a atenção e está na bíblia é do apóstolo Paulo que curou muitos doentes, mas não foi curado de sua própria doença, nem curou as dores de estômago frequentes de seu amigo Timóteo (2 Coríntios 12:7-9; Isto para provar que o milagre depende da vontade de Deus, e não apenas da vontade dos homens, (Thiago 5:14- 16) Tomás de Aquino criou um conceito clássico para a palavra milagre: ” É algo superior, diferente ou contrário à natureza. “Supra, praeter vei contra naturam”.

Conheço um professor de capoeira, Leonardo, casado, com dois filhos, seguia a rotina de sua vida, quando um fato aconteceu que mudou os rumos de sua trajetória. Sua esposa Angélica estava grávida e sofria ataques de eclampsia constantemente, tornando sua gravidez difícil e de alto risco.  Esse tempo foi muito difícil pois, como esposo dedicado, dava assistência direta a sua mulher, o que fazia perder noites de sono a fio.  A rotina de trabalho não parou pois dependia de seu ganho para sustentar sua família. Andrea, com a gravidez, foi desligada do trabalho. Era pessoa muito religiosa e temente a Deus e sempre O evocava em suas preces e pedia a proteção Dele para seu esposo e filhos.

Numa ocasião, voltando do trabalho, exausto e sem descanso, dormiu no volante, bateu em um poste que caiu sobre seu carro que despencou na ribanceira do acostamento, mas não sofreu um só arranhão. Os peritos e as pessoas que viram e acompanharam o acidente exclamaram: “Um milagre”!. Vejam a situação, que já estava ruim, com aquele evento tornou-se pior. O carro era o instrumento de seu trabalho o que permitia locomover-se mais rápido para ir de um lugar a outro; atuava em várias Academias e sem ele seria impossível cumprir os compromissos nas horas determinadas.

Naquele momento, não tinha dinheiro para consertar o carro.  Quando o sinistro aconteceu passava pelo local um pai de aluno que apreciou tudo. Leonardo ficou desolado, com o carro avariado o conserto seria muito caro e praticamente não via possibilidade de fazê-lo.  Ficou a pensar como resolver para sair daquele impasse. Recebeu inesperadamente um telefonema do pai de seu aluno Bruno, que era um grande empresário, dizendo que tinha visto todo o acidente e que não se preocupasse que iria pagar o conserto. Os danos eram grandes.

O conserto depois de um tempo foi realizado. O veículo saiu da oficina e com isso ele pode voltar à normalidade. Andrea, um mês depois deu à luz a uma linda menina, que se chamou Rosália e Eduardo, o pai de Bruno, e sua esposa, foram padrinhos de batismo. Eles participaram da cerimônia religiosa, agradecendo a Deus pelo dom da vida, por ter encontrado pessoas tão generosas como Eduardo que ajudou a conservar a família unida.  Todos julgaram ser milagre operado por Deus, fruto das preces de Andrea.

Este sucedido demonstra a existência sobrenatural de Deus interferindo no acontecimento e que nos deixa atônitos com o episódio e sem que algo inteligível pudesse aclarar à luz da compreensão humana o que de fato se deu. O milagre está em toda parte, como demonstram os filósofos questionando o que seria o mundo sem o verde, sem o campo, sem as matas, as selvas e as cidades? O canto do galo e do pássaro anunciando o amanhecer, o desabrochar de uma rosa, as sementes que caem no solo e germinam…?  Os cães ladram, o sol arde, as cigarras cantam, as flores cada uma exala um aroma diferente etc.

O que existe na natureza senão demonstrações de fenômenos! Eles são a linguagem da presença e da força de Deus sobre nós. De milagre em milagre a vida é feita! Eu mesmo sou um testemunho do milagre de Deus manifestando em mim o seu poder de criação. Eu acredito e tenho fé. Se você não crê diga-me e explique de forma convincente.!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também