João Pessoa, 05 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
igreja católica

Aniversário de João Pessoa tem programação religiosa com missas

Comentários: 0
publicado em 05/08/2021 às 06h10
Foto: Luiz Vaz

Sem os tradicionais parques espalhados pela cidade, mas com a fé de sempre. É assim que João Pessoa celebra neste dia 5 de agosto seus 436 anos de fundação. Os efeitos da pandemia de Covid-19, pelo segundo ano seguido, impediram a tradicional Festa das Neves. Mas a Arquidiocese da Paraíba manteve a celebração religiosa dedicada à padroeira Nossa Senhora das Neves.

Os eventos vêm sendo realizados desde o mês passado, mas nesta quinta-feira (5) haverá missas para homenagear a data. O primeiro evento, contudo, é uma bênção do arcebispo da Paraíba, Dom Manuel Delson, que será realizada às 9h, na sacada da Catedral Basílica que leva o nome da padroeira, no Centro da cidade.

Poderão participar da abertura apenas os fiéis que fizeram o agendamento por telefone. Já as missas serão transmitidas pelo youtube da Arquidiocese da Paraíba. A celebração segue no horário da tarde com a missa dedicada aos enfermos realizada pelo padre Santo dos Santos, da Comunidade Consolação Misericordiosa.

Também à tarde, haverá a recitação do terço dos homens quando a imagem da santa seguirá em carreata até o Santuário Mãe Rainha, no bairro do Bessa. Dom Manuel Delson celebra a missa de encerramento no local que também será palco para a apresentação do Padre Nilson Nunes.

Para a liturgia, o tema deste ano é “Com Maria, em família, fortalecidos na palavra”, com o lema “Na palavra encarnada, Maria é a esperança nossa, Salve!”. A escolha é baseada no momento atual, em que o mundo ainda enfrenta a pandemia, enquanto começa a sentir alívio com a vacinação. A esperança em dias melhores tendo como lição a humildade.

Padroeira

A escolha da padroeira da cidade ocorreu por conta da data em que os portugueses chegaram às terras tabajaras, entre 4 e 5 de agosto de 1585. A cidade foi chamada de Nossa Senhora das Neves em homenagem à santa.

Confira a programação

9h – Benção sobre a Cidade e o Estado com a imagem de Nossa Senhora das Neves + Missa Solene presidida pelo Arcebispo dom Mandel Delson com a participação do Clero;
12h – Oração do Angelus + Santa Missa-Santa Missa pelos enfermos presidida pelo Pe. Sandro Santos (Com. Consolação Misericordiosa);
15h – Santo Terço (com o Terço dos Homens) Saída da Carreata;
17h – Missa Drive-in no estacionamento do Santuário Mãe Rainha.

MaisPB

Leia Também