João Pessoa, 03 de maio de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
recursos federais

Cidades paraibanas alegam redução em verbas para Saúde

Comentários: 0
publicado em 03/05/2021 às 14h46
atualizado em 03/05/2021 às 15h55

Dezoito municípios paraibanos disseram ter recebido menos recursos financeiros do governo federal para investimentos na Saúde até o momento de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020.

A informação consta no último balanço feito pela Confederação Nacional dos Municípios com as prefeituras de todo país. Apenas 35 prefeituras paraibanas responderam o questionamento.

Outros 11 afirmam ter recebido mais dinheiro para o financiamento da saúde público e outros seis não responderam. A pesquisa divulgada na última sexta-feira (30) não cita quais são os municípios.

Até o início de março, o Estado da Paraíba havia recebido R$ 329 milhões do governo federal para o combate à Covid-19, lembrando que os repasses a todos Estados são obrigações constitucionais da Presidência da República.

Ainda em março, 19 governadores rebateram o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por uma postagem na qual ele listou valores que o governo federal teria repassado em 2020 a cada estado.

De acordo com os governadores. os recursos efetivamente repassados para a área da saúde são uma quantia “absolutamente minoritária” dentro do montante publicado pelo presidente.

Na conta simplificada que retirou do Portal da Transparência, Localiza SUS e Senado Federal, Bolsonaro citou valores diretos (saúde e outros), indiretos (suspensão e renegociação de dívidas) e colocou à parte o valor do auxílio emergencial.

MaisPB

Leia Também