João Pessoa, 14 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
senado aprovou

Gestantes terão prioridade na vacinação da Covid

Comentários: 0
publicado em 14/04/2021 às 08h35
atualizado em 14/04/2021 às 05h39
Pregnant businesswoman working in office

O Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira (13), a proposta da senadora Daniella Ribeiro para priorizar gestantes e puérperas no programa de vacinação contra a Covid-19. A proposta da senadora (PL 930/2021) foi acatada como emenda do relator na votação do Projeto de Lei 1.315/2021, que restabelece a Lei de Combate à Pandemia (13.979/2020), com vigência até dezembro passado.

A senadora Daniella Ribeiro já havia solicitado ao Colégio de Líderes do Senado incluir a sua proposta na pauta de votação diante da urgência em atender este grupo de mulheres. O projeto teve o apoio da bancada feminina “É muito grave a situação, sim. Hoje mesmo recebemos notícias de leitos 100% lotados, com grávidas e bebês também”, disse a senadora.

A sugestão para incluir as gestantes e puérperas na lista de prioridades de vacinação contra a Covid-19 foi do senador Randolfe Rodrigues que deu apoio à luta da senadora Daniella Ribeiro para aprovar a proposta. O relator do PL 1.315/2021, senador Carlos Fávaro (PSD-MT) acatou a sugestão. Segundo a senadora, esta alternativa foi uma forma de atender este grupo de mulheres com mais rapidez.

Risco – Daniella Ribeiro lembrou que as mulheres grávidas correm mais risco de desenvolver formas graves de Covid-19. O American Journal of Obstetrics and Gynecology registrou que o risco de morte nas pacientes que aguardam um bebê é 13 vezes maior em relação a outros indivíduos na mesma faixa etária. Os nascimentos prematuros são 45,4% mais frequentes entre as pacientes com quadro severo ou crítico de Covid-19.

Os estudos comprovam ainda que as alterações fisiológicas naturais durante a gravidez e mudanças metabólicas e vasculares em gestações de alto risco podem agravar o quadro clínico da Covid-19. Essas mudanças fisiológicas, de acordo com os cientistas, abrem a porta para impactos advindos do vírus. “As gestantes internadas por problemas respiratórios apresentaram maior chance de comorbidade ou condições subjacentes, como asma, hipertensão, diabetes tipo 2, doença autoimune e obesidade”, disse a senadora.

Daniella Ribeiro agradeceu o apoio dos senadores que acompanharam a sua luta para que a proposta fosse pautada. O Projeto de Lei 1.315/2021 foi aprovado no plenário do Senado e encaminhado para votação na Câmara dos Deputados.

MaisPB

Leia Também