João Pessoa, 12 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
covid-19

João defende autonomia do Senado para apurar em CPI

Comentários: 0
publicado em 12/04/2021 às 14h32
atualizado em 12/04/2021 às 16h10
Governador João Azevêdo (Cidadania) - Foto: Francisco França

O governador João Azevêdo (Cidadania) defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar as ações do governo Bolsonaro durante a pandemia. Na manhã desta segunda-feira (12), Azevêdo defendeu a prerrogativa do Senado em iniciar investigações.

“Eu acho que é possível sim, que deve ser apurado qualquer coisa. Afinal de contas, é a autonomia do Senado que sugeriu e vai apurar, deve apurar o enfrentamento à Covid no Brasil”, avaliou.

A instalação da CPI foi determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso disse que estão representes presentes os requisitos necessários para a abertura da CPI e que Pacheco não pode se omitir em relação ao tema.

Mesmo com número de assinaturas superior às 27 exigidas, a comissão não foi instalada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que alega que as investigações vão aumentar o atrito entre os poderes e desviar o foco das votações relacionadas à pandemia, segundo afirmou hoje o Portal Congresso em Foco.

Ainda de acordo com o site, a na quarta-feira (14), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirão se chancelam a abertura da CPI determinada de maneira monocrática pelo ministro Luís Roberto Barroso na última quinta-feira (8).  Os ministros debaterão também um mandado de segurança apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO), ambos do Cidadania, para que a comissão seja instalada.

MaisPB

Leia Também