João Pessoa, 03 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ARTIGO

Horácio Forte: Páscoa é caminho para superação

Comentários: 0
publicado em 03/04/2021 às 11h49
atualizado em 03/04/2021 às 09h28
Foto: Divulgação

O presidente da associada da Fundação Dom Cabral (FDC) na Paraíba e em Pernambuco, Horácio Forte, destacou, em artigo publicado pelo Portal MaisPB neste sábado, a oportunidade de aproveitar o período da Páscoa para refletir sobre o período atual.

Em meio à crise econômica que aflige os brasileiros, o economista e pós-graduado em Administração Financeira, avalia que este é o caminho para a superação pessoal e para o sucesso empreendedor.

A FDC é considerada a nona melhor escola de negócios do mundo e a melhor da América Latina pelo jornal Financial Times.

Confira o artigo abaixo:

ENCONTRE A PÁSCOA NA LETRA “R”

O dia de hoje é de alegria doce e achocolatada para milhares de crianças, de reflexão e espiritualidade para milhares de fiéis. Ao celebrarmos a ressureição do líder Jesus Cristo, abrimos uma oportunidade talvez única para muitos. A Páscoa é o dia santo mais importante de religião cristã, quando as pessoas vão as igrejas e participam de cerimônias religiosas. Mas, é muito mais do que isso. Jesus viveu vários “ritos de passagem” e a Páscoa é um dos mais sortidos de significados, valores, simbolismos e pontos para a reflexão de cada um de nós. A palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Na língua inglesa, Easter. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua, os franceses de Pâques.

A data, independentemente da língua, é importante para a humanidade. A partir do Velho Testamento, vemos que a Páscoa marca o calendário judaico, celebrada por oito dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito, durante o reinado do faraó Ramsés ll, isto é, a passagem da escravidão para a liberdade. Estamos, então, falando da liberdade de um povo, de uma nação. As escrituras nos mostram que a Páscoa também significa a ressureição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até ganhar nova vida. Busquemos, então, na Páscoa, o seu sentido maior, o de renascer, sempre útil para as pessoas físicas e para as pessoas jurídicas.

O entendimento do que é Páscoa pode ser encontrado, talvez mais facilmente, em muitos verbos começados com a letra “r” na rica língua portuguesa. Exemplos: reviver, realizar, repatriar, renascer, regenerar, repensar, reciclar, refazer, reposicionar, recapacitar, reutilizar, redefinir, renovar, rejuvenescer, ressurgir, recomeçar, reformar, rever, recuperar, restringir, remoçar, readquirir, reforçar, revigorar, relembrar, reinserir, restaurar, restituir, recomeçar, readquirir, reforçar, revigorar, relembrar, reinserir, restaurar, reedificar, reorganizar, restabelecer, ressarcir, replanejar, reabrir, reabilitar, reabastecer, reabitar, reabraçar, reabituar, resgatar, rescindir, reacender, reescrever, redimir, reaquecer, reaver, reativar, reconectar, reelaborar, repactuar, reiniciar, reconsiderar. Há muito mais…

A leitura desses poucos exemplos chega a ser cansativa, exigindo fôlego físico e mental. Imagine, então, aprofundar-se em cada um desses verbos, colocando-os em prática. Está aí a riqueza da Páscoa. Um caminho para o engrandecimento humano, para a superação pessoal, para o sucesso empreendedor e para busca do transcendente. Nós, ocidentais monoteístas, enxergamos Deus como o foco central de luz. Assim, desejamos e precisamos ser iluminados. Masisso somente é possível com atitudes e Jesus nos legou as atitudes cristãs. Nesse domingo de Páscoa, que tal selecionar alguns verbos da letra “r” para refletir a relevância de nossas realidades e das realidades de nossas organizações? Reconsidere, reassuma, regozije-se. Boa Páscoa!

MaisPB

Leia Também