João Pessoa, 05 de março de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
REAJUSTES CONSTANTES

Sintur: aumentos no diesel compromete transporte em JP

Comentários: 0
publicado em 05/03/2021 às 19h21
atualizado em 05/03/2021 às 16h25
Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (SINTUR JP), Isaac Júnior,  afirmou, nesta sexta-feira (5), que os consecutivos aumentos do óleo diesel  está prejudicando o sistema de ônibus.

Somente em 2021, o combustível sofreu sofrido cinco altas que somadas chegam a 34,16%, o que, segundo a entidade, vem complicando a saúde financeira das empresas.

“Não há nenhum setor na economia que suporte aumentos sucessivos assim, sem comprometer a qualidade e, em hipóteses extremas, a própria continuidade do serviço”, pontuou Isaac Júnior.

Segundo Isac, o óleo diesel  representa cerca de 26% dos custos da tarifa de ônibus. Essa é a segunda maior despesa das empresas que prestam o serviço.

Para Isaac Júnior, é preciso que sejam adotadas medidas conjuntas entre a iniciativa privada e poderes públicos para a continuidade do serviço com segurança. Ele lembra que em cidades como Recife e Fortaleza, houve a redução de impostos para que a população pague um pouco menos pela passagem.

Já em outras cidades como São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Maceió, Recife e Rio de Janeiro, as gratuidades são custeadas pelos governos municipais ou estaduais.

A situação do transporte público é considerada grave, já que os aumentos do principal insumo acontecem em um período de queda no número de passageiros.

“A nossa proposta é manter o preço da passagem cobrado atualmente e reduzir os custos que os nossos clientes arcam com ISS e ICMS”, defende.

O cálculo da tarifa de ônibus é feito com base no resultado da divisão de todos os custos do sistema de transporte coletivo, pelo número de passageiros pagantes. Atualmente, o valor da passagem na capital é de R$ 4,15 no dinheiro e R$ 4,00 no cartão Passe Legal.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas