João Pessoa, 15 de agosto de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PARAÍBA

Cresce registro online de violência contra mulher

Comentários: 0
publicado em 15/08/2020 às 12h01
atualizado em 16/08/2020 às 07h51

A Paraíba apresenta uma crescente procura para registros de casos de violência doméstica na Delegacia On-line. A Coordenadora das Delegacias Mulher no Estado da Paraíba, Maísa Félix, comentou em entrevista ao Portal MaisPB o número de registro de ocorrências de homicídios e violência contra mulheres registrados nos últimos dias no estado.

De acordo com a delegada, houve uma crescente procura pelo registro online, que é um serviço de atendimento às vítimas de violência doméstica disponibilizado pelo Governo do Estado desde o último mês de abril.

No entanto os casos de feminicídios em que a vítima já havia procurado uma Delegacia, seja para registrar alguma ocorrência ou solicitar Medidas Protetivas é considerado baixo no estado. Ela ressaltou que o número de feminicídios registrados de janeiro a julho de 2020 foi menor do que o mesmo período do de 2019.

A Coordenadora informou que não houve interrupção nos atendimentos presenciais, tendo em vista que casos de violência física ou sexual demandam diligências processuais com a presença da vítima, tais como a realização de exames e instauração imediata de Inquérito Policial. Em relação aos dois casos de feminicídio ocorridos nesta semana, no Bairro Cristo Redentor, em João Pessoa, e no município Zabelê, as vítimas nunca tinham feito nenhum registro em Delegacia.

Conforme a polícia, nesse momento de isolamento, a mulher fica mais tempo na companhia do seu “provável” agressor, por isso é necessário que familiares e vizinhos que desconfiem de alguma mudança de comportamento ou que presencie algum tipo de agressão liguem para o 190 (Polícia Militar).

Outros números também podem ser utilizados para denunciar violência doméstica como o 197 (Polícia Civil) também o 123 ou o 180. Em todos esses canais de atendimento, as denúncias podem ser feitas de forma anônima, disse a delegada.

As mulheres que sofrerem violência verbal, constrangimento ou se sentirem ameaçadas e em casos em que não haja violência física ou sexual podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência através da delegacia online. Para isso basta entrar no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br

Ao acessar a delegacia online a vítima terá todas as informações de como proceder para fazer o registro da ocorrência. Uma comissão formada por Delegadas da Mulher deverá analisar os casos e emitir um parecer que será encaminhado à vítima pelo email informado no ato do registro.

Albemar Santos – MaisPB

Leia Também