João Pessoa, 04 de agosto de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Maternidade do HU de JP reabre nesta semana

Comentários: 0
publicado em 04/08/2020 às 12h08
atualizado em 04/08/2020 às 11h03
Hospital Universitário Lauro Wanderley

Os atendimentos na maternidade do Hospital Universitário Lauro Wanderley serão retomados nesta semana, após o fechamento temporário da unidade de terapia intensiva neonatal do hospital, em virtude da morte e contaminação de recém-nascidos pelo novo coronavírus.

A unidade está passando por desinfecção total e a reabertura dos serviços de obstetrícia e neonatologia está prevista para, no máximo, até esta quinta-feira (6). A situação das maternidades da capital foi discutida em audiência por videoconferência realizada nessa segunda-feira (03), quando a proposta para reabertura foi acatada pelo Ministério Público.

O diretor do HU, Moisés Diogo de Lima, informou que recebeu o resultado dos exames para covid-19 feitos dem outros recém-nascidos, que transferiu alguns para a Maternidade Frei Damião, de modo que apenas uma criança com sorologia positiva para covid permanecia na unidade neonatal do HU, mas que seria transferida esta semana para desinfecção do local.

As crianças com resultado negativo foram separadas em unidade específica. O primeiro caso positivo de covid-19 na maternidade do HU ocorreu o dia 24 de junho. Até o dia 31 de julho, foram registrados 12 casos de recém-nascidos com sorologia positiva para a doença.

De acordo com o diretor, o HULW vinha conseguindo transferir esses pacientes para a maternidade de referência, seguindo o fluxo pré-estabelecido, mas, na última semana, haviam sete casos positivados de recém-nascidos, além de outros quatro casos positivos de mulheres acompanhantes e o HU teve dificuldade em conseguir a transferência desses pacientes. Por isso, houve a suspensão de novos atendimentos.

Ainda de acordo com a direção da unidade, oito mulheres estavam internadas, seja em acompanhamento de recém-nascidos ou fazendo tratamento clínico na maternidade, separadas em uma única ala, e a testagem dos profissionais e das pacientes está sendo feito, independente da sintomatologia. Moisés também lembrou que a maternidade de referência para tratamento de pacientes dom covid, em João Pessoa, é a Frei Damião.

MaisPB

Leia Também