João Pessoa, 29 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Médica paraibana com residência em Medicina do Sono pelo Hospital das da Faculdade de Medicina da USP, título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia, membro da Academia Brasileira de Neurologia, título de especialista em Neurofisiologia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia

Roncar é normal?

Comentários: 0
publicado em 29/07/2020 às 06h33
sleep

O ronco nada mais é do que o ruído da passagem do ar por uma via aérea estreita. É como o barulho do ar passando por uma fresta na janela. O ronco ocasional é quase universal. Ocorre em cerca de 24% das mulheres adultas e 40% dos homens adultos. A prevalência de ronco aumenta com a idade em ambos os sexos.

O ronco é mais comum em homens adultos e está associado à alguns fatores, como obesidade ou variações anatômicas do nariz, como desvio de septo ou pólipo nasal. A ingestão de álcool, relaxantes musculares, narcóticos ou outras substâncias que diminuem o tônus muscular das vias aéreas superiores predispõem o indivíduo a roncar.

O tabagismo, principalmente no sexo masculino, também demonstrou ser um fator de risco. O ronco pode surgir ou aumentar durante a gravidez e pode estar presente também nas crianças, sendo, neste grupo, frequentemente relacionado à hipertrofia adenotonsilar.

Acontece que o ronco é um sintoma cardinal da Apneia Obstrutiva do Sono, uma doença que cursa com episódios repetidos de obstrução das vias aéreas superiores, levando ao aumento do risco de desenvolvimento de pressão alta, diabetes, infarto e derrame.

Os indivíduos que apresentam ronco isolado podem estar em risco de desenvolver Apneia do Sono com envelhecimento ou ganho de peso. Por esse motivo, diante da presença de ronco, principalmente se associado a sintomas diurnos, como sonolência e cansaço, é importante investigar a presença de apneia através da realização da Polissonografia, um exame de avalia o sono.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas