João Pessoa, 22 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Médica paraibana com residência em Medicina do Sono pelo Hospital das da Faculdade de Medicina da USP, título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia, membro da Academia Brasileira de Neurologia, título de especialista em Neurofisiologia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia

Sono e estresse

Comentários: 0
publicado em 22/07/2020 às 06h05

No mundo moderno, demandas domésticas, de trabalho e de estudo altamente exigentes tornaram-se comuns. Esses fatores contribuem para elevar o nível de estresse podendo levar a consequências desfavoráveis à saúde.

O estresse pode ser definido como um estado subjetivo caracterizado por uma combinação de descontentamento e alta excitação. O estresse, a longo prazo, tem efeitos nocivos no estado mental e na saúde física de um indivíduo, principalmente se existir e persistir por um longo período de tempo, sem suficiente recuperação.

O sono é a mais poderosa oportunidade de recuperação do estresse diário. Ele neutraliza o impacto negativo do estresse no bem-estar e na saúde. Tais achados sustentam a ideia de que uma boa qualidade do sono  é crucial para preservar a saúde a longo prazo por meio da recuperação do estresse. No entanto, ao mesmo tempo, o estresse pode prejudicar o sono, pois o estresse e a qualidade do sono são negativamente associados entre si.

O estresse é um dos principais fatores que influenciam o sono. Em resposta ao estresse, o corpo libera quantidades maiores do hormônio do estresse, conhecido como cortisol, na corrente sanguínea; este hormônio está  associado à supressão de um estágio do sono, o sono REM; além disso, o estresse leva a dificuldade em pegar no sono e permanecer dormindo, bem como aumenta a quantidade de sono superficial. Ou seja, um dos principais efeitos do estresse é uma redução na quantidade e qualidade do sono.

Estratégias de controle da ansiedade relacionado ao estresse podem ser benéficas, pois a ansiedade reduzida e o aumento da autoconfiança podem reduzir o nível de estresse durante o dia e melhorar da qualidade do sono à noite.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também