João Pessoa, 15 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Médica paraibana com residência em Medicina do Sono pelo Hospital das da Faculdade de Medicina da USP, título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia, membro da Academia Brasileira de Neurologia, título de especialista em Neurofisiologia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia

Dicas de saúde: como melhorar a imunidade

Comentários: 0
publicado em 15/07/2020 às 09h37

Estamos enfrentando uma pandemia que coloca em risco nossa saúde. Neste momento, diversas medicações, vitaminas e substâncias estão sendo investigadas como medidas preventivas, ainda com papel incerto. Mas então, o que podemos fazer para melhorar nossa imunidade neste período?

A melhor resposta para esta pergunta é: manter um estilo de vida saudável! Alimentação balanceada, rica em frutas e verduras; além de evitar alimentos industrializados e que contenham muita gordura. Já foi comprovada que a dieta ocidental, rica em peixes e vegetais, é benéfica para os neurônios.

Atividade física tem diversos benefícios, tanto para o corpo, quanto para a mente, além de reduzir risco de diversas doenças, como hipertensão arterial e obesidade. Exercícios físicos, pelos menos 3x semana, são recomendados para todos os indivíduos.

O controle das comorbidades é outra medida que não pode ser esquecida durante a pandemia. É extremamente importante que os indivíduos continuem utilizando seus medicamentos de uso prévio e não deixem de lado o acompanhamento regular das doenças de base.

A pandemia e a quarentena têm afetado nosso psicológico, aumentando a incidência de transtornos do humor, como ansiedade e depressão. Tão importante quanto cuidar do corpo é cuidar da mente! Acompanhamento psicológico regular, que pode ser feito atualmente através de teleconsultas, é uma dica de saúde que pode melhorar a imunidade. Quem nunca correlacionou o estresse emocional com redução da imunidade e surgimento de doenças como gripe ou resfriado, não é mesmo?

Por fim, o sono tem um papel importante no sistema imunológico por compartilhar alguns mecanismos regulatórios. Então, não podemos esquecer de dormir como dica de melhorar nossa imunidade.

Na luta contra esta pandemia vamos cuidar da nossa saúde física e mental, mantendo um estilo de vida saudável!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também