João Pessoa, 30 de maio de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
veja decreto

Câmeras serão utilizadas para fiscalizar isolamento

Comentários: 0
publicado em 30/05/2020 às 17h59
atualizado em 31/05/2020 às 08h06
Reunião ocorrida entre o prefeito Luciano Cartaxo e o governador João Azevêdo em 08 de maio

O governador João Azevêdo (Cidadania) publicou neste sábado (30) o decreto que restringe a circulação de pessoas a partir da próxima segunda-feira (01) em João Pessoa e Região Metropolitana. Para fiscalizar e punir quem descumprir o decreto serão utilizadas imagens do sistema de videomonitoramento à disposição da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e das secretarias municipais de segurança urbana.

O documento também é assinado pelos prefeitos Luciano Cartaxo (João Pessoa); Emerson Panta (Santa Rita); Vitor Hugo (Cabedelo); Jefferson Kita (Bayeux); Márcia Lucena (Conde); Leonardo Carneiro (Pitimbu); Kiko Monteiro (Caaporã); e Renato Mendes (Alhandra).

Segundo o governador João Azevêdo (Cidadania), não se trata de um ‘lockdown’, mas de medidas mais duras para evitar a propagação do novo coronavírus e tentar achatar a curva de infectados. De acordo com o último boletim epidemiológico, já são mais de 12 mil infectados na Paraíba e 327 mortes provocadas pela covid-19. O vírus está presente em 191 municípios paraibanos.

Neste domingo (30), às 18 horas, Azevêdo fará uma live em suas redes sociais para detalhar o plano de retomada da economia.

Governo restringe circulação de pessoas na Grande João Pessoa from MaurlioJnior2

Dentre as ações necessárias para conter a evolução do contágio pelo novo coronavírus e assegurar o atendimento integral à população na rede de saúde, serão adotadas medidas de controle da circulação de veículos particulares e de entrada e saída dos municípios, assegurando o deslocamento para atividades consideradas essenciais, como supermercados, farmácias, unidades de saúde, agências bancárias e locais de trabalho com permissão para funcionar. Para garantir o funcionamento das atividades essenciais, serviços de transporte por táxi ou veículo disponibilizado por aplicativo circularão normalmente, assim como os transportes de carga e veículos relacionados às atividades de segurança e saúde.

Além disso, as pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela Covid-19 deverão permanecer em isolamento obrigatório no domicílio, em unidade hospitalar ou em outro lugar determinado pela autoridade de saúde. As fiscalizações e ações educativas serão realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), além dos órgãos municipais de trânsito e Guardas Municipais.

Demais municípios paraibanos – Neste sábado, o governador João Azevêdo também assinou o decreto nº 40.288, que prorroga, até o dia 14 de junho, as medidas de isolamento social previstas no decreto nº 40.242, assegurando o funcionamento da balsa que faz a travessia Costinha/Cabedelo/Costinha apenas para passageiros, ficando o transporte de veículos ainda suspenso, com exceção apenas para os veículos da saúde e da segurança pública.

O novo decreto, que será disponibilizado no Diário Oficial do Estado (DOE), retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ficando a critério dos pais ou responsáveis a utilização do equipamento.

Wallison Bezerra e Maurílio Júnior – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas