João Pessoa, 28 de maio de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
associou operação a nazismo

Comunidade judaica reage a post de Weintraub

Comentários: 0
publicado em 28/05/2020 às 17h36
atualizado em 28/05/2020 às 16h31

A comunidade judaica reagiu a uma postagem feita pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Twitter, que associou a operação de busca e apreensão feita pela Polícia Federal no inquérito das fake news ao nazismo.

Em seu Twitter, Weintraub afirmou que a operação que investiga ataques a integrantes do STF será lembrada como a Noite dos Cristais brasileira.

“Hoje foi o dia da infâmia, VERGONHA NACIONAL, e será lembrado como a Noite dos Cristais brasileira. Profanaram nossos lares e estão nos sufocando. Sabem o que a grande imprensa oligarca/socialista dirá? SIEG HEIL!”, escreveu Weintraub, que usou uma foto da Alemanha nazista para ilustrar a postagem.

A Noite dos Cristais foi uma das primeiras ações violentas contra os judeus cometida pelos nazistas nos dias 9 e 10 de novembro de 1938.

Veja a íntegra do texto publicado no site da confederação:

Não há comparação possível entre a Noite dos Cristais, perpetrada pelos nazistas em 1938, e as ações decorrentes de decisão judicial no inquérito do STF, que investiga fake news no Brasil. A Noite dos Cristais, realizada por forças paramilitares nazistas e seus simpatizantes, resultou na morte de centenas de judeus inocentes, na destruição de mais de 250 sinagogas, na depredação de milhares de estabelecimentos comerciais judaicos e no encarceramento e deportação a campos de concentração. As ações do inquérito, por sua vez, se dão dentro do ordenamento jurídico, assegurado o direito de defesa, ao qual as vítimas do nazismo não tinham acesso. A comparação feita pelo ministro Abraham Weintraub é, portanto, totalmente descabida e inoportuna, minimizando de forma inaceitável aqueles terríveis acontecimentos, início da marcha nazista que culminou na morte de 6 milhões de judeus, além de outras minorias.

MaisPB

Leia Também