João Pessoa, 26 de maio de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no Prontovida

Luciano anuncia abertura de novos leitos de UTI

Comentários: 0
publicado em 26/05/2020 às 14h07
Hospital Municipal Prontovida (Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP)

O prefeito de João Pessoa anunciou, nas suas redes sociais, nova ampliação no número de leitos hospitalares para o atendimento da Covid-19.

O Hospital Prontovida, preparado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) exclusivamente para pacientes do novo Coronavírus, ganhou seis novos leitos de UTI, passando a funcionar com 36 alas. Na rede de saúde da Capital, a Prefeitura dispõe agora de 236 leitos específicos para atendimento a casos de média e alta complexidade da pandemia.

O gestor também informou que a partir desta quarta-feira (27), a Operação Proteção será realizada em Mangabeira, na Zona Sul, bairro líder em número de registros da doença, com quase 200 casos confirmados e com menor índice de isolamento social, com apenas 36% dos moradores respeitando o decreto.

A Operação Proteção prevê a implantação de barreiras sanitárias, com medição de temperatura e testes rápidos, medidas de fiscalização do comércio, ação educativa, distribuição de máscaras, além da higienização de ruas, avenidas e equipamentos públicos.

“A ampliação da rede de saúde vem sendo acompanhada pelas medidas de prevenção e de fiscalização. Seguimos ampliando o número de leitos no Hospital Prontovida, que já passa a contar com novos leitos para o enfrentamento da pandemia. Ao mesmo tempo, vamos intensificar a Operação Proteção no bairro de Mangabeira, o maior da cidade, com alto número de casos e baixo cumprimento do isolamento social”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.

Pela dimensão do bairro, três pontos de abordagem serão montados nos primeiros dias de fiscalização. A Operação segue desta quarta-feira (27) até a sexta-feira (29), concluindo o ciclo de 72h para evitar a propagação do vírus e aumentar as medidas de conscientização.

“A transmissão do vírus não vai embora sozinha. É nesse sentido que João Pessoa adota medidas de proteção e de fiscalização que reforçam a importância do cumprimento do isolamento social”, disse o gestor. A Operação é realizada numa ação conjunta das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Segurança Pública, junto com o apoio do Procon e da Defesa Civil.

Rede de saúde – O novo hospital Prontovida, que já têm pacientes recebendo alta médica, foi aberto no último dia 15/04. A unidade, com capacidade para 114 leitos, passa a dispor de 36 já implantados, 16 deles de UTI. Além da unidade hospitalar, o atendimento a casos do novo Coronavírus na rede municipal de saúde de João Pessoa está sendo realizado no Hospital Santa Isabel, Hospital Infantil do Valentina, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Valentina, Cruz das Armas, Oceania e Bancários, Hospital São Luiz, e também no Hospital Universitário Lauro Wanderley, que foi credenciado a partir de uma parceria com a Prefeitura de João Pessoa para oferecer leitos de UTI e de Enfermaria.

MaisPB

Leia Também