João Pessoa, 30 de março de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
combate ao coronavírus

Senadores assinam carta em defesa de isolamento

Comentários: 0
publicado em 30/03/2020 às 15h54
atualizado em 30/03/2020 às 14h21

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB), a senadora Daniella Ribeiro (PP) e outros líderes do Senado assinaram nesta segunda-feira (30) um manifesto em que defendem o isolamento social para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus. Vital é líder do Bloco Independente no Senado e Daniella lidera o Progressistas.

A posição é a mesma de autoridades de Saúde, como o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, e  contrária a opinião do presidente Jair Bolsonaro, que propõe um isolamento vertical, com quarentena imposta apenas a idosos e outros grupos mais vulneráveis.

“Somente o isolamento social, mantidas as atividades essenciais, poderá promover o “achatamento da curva” de contágio, possibilitando que a estrutura de saúde possa atender ao maior número possível de enfermos, salvando assim milhões de vida, conforme apontam os estudos sobre o tema.

Ao Estado cabe apoiar as pessoas vulneráveis, os empreendedores e segmentos sociais que serão atingidos economicamente pelos efeitos do isolamento”, escreveram.

Leia, abaixo, o texto completo dos líderes:

Pelo isolamento social

A pandemia do coronavírus impõe a todos os povos e nações um profundo desafio no seu enfrentamento.

A experiência dos países que estão em estágios mais avançados de disseminação da doença deixa claro que, diante da inexistência de vacina ou de tratamento médico plenamente comprovado, a medida mais eficaz de minimização dos efeitos da pandemia é o isolamento social.

Somente o isolamento social, mantidas as atividades essenciais, poderá promover o “achatamento da curva” de contágio, possibilitando que a estrutura de saúde possa atender ao maior número possível de enfermos, salvando assim milhões de vida, conforme apontam os estudos sobre o tema.

Ao Estado cabe apoiar as pessoas vulneráveis, os empreendedores e segmentos sociais que serão atingidos economicamente pelos efeitos do isolamento.

Diante do exposto, o Senado Federal se manifesta de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e apoia o isolamento social no Brasil, ao mesmo tempo em que pede ao povo que cumpra as medidas ficando em casa.”

Assinaram o documento os senadores:

Weverton Rocha – líder do PDT
Leila Barros – líder do PSB
Veneziano Vital do Rego – líder do Bloco Independente no Senado.
Otto Alencar – líder do PSD
Telmário Mota – líder do PROS
Eduardo Gomes – líder do Governo no Congresso
Fernando Bezerra – líder do Governo no Senado
Eduardo Braga – líder do MDB e da maioria
Randolfe Rodrigues- líder da REDE e da oposição
Rogério Carvalho – líder do PT
Álvaro Dias – líder do PODEMOS
Eliziane Gama – líder do Cidadania
Rodrigo Pacheco – líder do DEM

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas