João Pessoa, 25 de março de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
coronavírus

Mudança de rotina altera hábitos alimentares e especialista alerta importância da alimentação de qualidade para imunidade

Comentários: 0
publicado em 25/03/2020 às 15h09
atualizado em 27/03/2020 às 12h11

O isolamento domiciliar, medida adotada por diversos estados brasileiros como uma forma de combater o coronavírus, têm provocado uma mudança comportamental na vida da população brasileira que, por sua vez, tem gerado alterações em diversas áreas da vida, uma delas é em relação rotina alimentar. A nutricionista do Hospital do Hapvida em João Pessoa, Adyla Farias, ressalta que em tempos de pandemia é necessário redobrar os cuidados com a alimentação.

“A Covid-19 trouxe modificações na rotina alimentar das pessoas, algumas começaram a fazer Home Office. Nesse tempo de pandemia que estamos vivendo faz-se necessário redobrar a atenção, os cuidados com a higiene e manter uma boa imunidade neste período de quarentena”, afirma.

Por outro lado, a nutricionista ressalta que essa mudança de rotina gera uma ansiedade que aflige milhares de pessoas e é uma condição caracterizada pela preocupação excessiva e, nesses casos existem àqueles que comem em excesso. “Dentro desta circunstância, algumas pessoas consomem em excesso alimentos pobres em nutrientes, ricos em açúcares adicionados e gorduras saturadas, como válvula de escape para compensar o estresse e a ansiedade vivenciada nestes dias que isolamento social”, destaca.

A nutricionista afirma ainda que existem alimentos que podem contribuir para controlar alguns desses fatores de ordem emocional. “Alimentos que são fonte de selênio, presente na castanha do Pará, ajudam a reduzir transtornos de humor. Já os peixe (salmão, cavala, sardinha, truta e arenque) ricos em ômega, auxilia na melhora da saúde mental reduzindo os níveis de ansiedade”, exemplifica.

Mantendo a imunidade em dia – A nutricionista do Hapvida em João Pessoa, Adyla Farias, explica que em um momento como o que se vive na atualidade é preciso estar atento no sentido de manter uma boa imunidade e aponta que situações como estresse, falta de sono, resfriados de longa duração e carências nutricionais podem comprometer a capacidade de defesa corporal.

Existem diversos estudos confirmando a importância da boa nutrição para manutenção saudável do sistema imunológico. “É necessário garantir que os alimentos sejam de boa procedência e lembrar da máxima ‘quanto maior a variedade de cores, mais qualidade nutricional haverá’. Sendo assim, as frutas cítricas, folhosos verde escuro, gengibre, beterraba são alguns que auxiliam na qualidade da imunidade”, pontua.

Por fim, a nutricionista ressalta a necessidade da hidratação durante estes tempos. “Nosso corpo é composto em sua maioria por água – 60% nos homens e 50-55% nas mulheres. Manter o corpo hidratado é essencial para o adequado funcionamento do organismo. A recomendação de ingestão de água por dia é de dois litros por dia”, conclui.

MaisPB

Leia Também