João Pessoa, 29 de janeiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Coronavírus: saiba tudo sobre o surto mundial

Comentários: 0
publicado em 29/01/2020 às 14h49
atualizado em 29/01/2020 às 14h14
Coronavírus - Foto: Reprodução

O novo ‘Coronavírus’ tem esse nome devido sua forma; quando visto no microscópio parece uma coroa. O vírus pode infectar animais, pessoas, e causar doenças respiratórias, como resfriados e pneumonias.

Até o momento, foram registrados mais de 4 mil casos na China e mais de 130 mortes pelo vírus. Há casos confirmados na Tailândia, Taiwan, Vietnã, Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos. No Brasil, o Ministério de Saúde informou que houve a notificação de cinco ocorrências suspeitas, mas nenhuma delas se enquadrou nas definições do coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão da doença pode acontecer pelo ar ou por contato pessoal com secreções, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, contato com objetos contaminados seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde esclareceu ao Portal MaisPB sobre o coronavírus. A pasta também disse estar preparando a rede de serviços para possíveis casos da doença.

Entre os sintomas estão falta de ar, febre, tosse, e em casos mais graves pode evoluir para a pneumonia, síndrome respiratória aguda grave ou insuficiência renal.

O diagnóstico, conforme a pasta, é feito com a coleta de materiais respiratórios. É preciso a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).  Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.

Por se tratar de um vírus relativamente novo, ainda não há tratamento específico. O Ministério de Saúde orienta o repouso e consumo de bastante água, além de medidas para aliviar os sintomas, como uso de medicamentos para dor e febre e banho quente para alívio da dor de garganta.

“Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento”, orienta a pasta.

MaisPB

Leia Também