João Pessoa, 22 de janeiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação

PB: 62 mil estudantes já se inscreveram no Sisu

Comentários: 0
publicado em 22/01/2020 às 13h14
atualizado em 22/01/2020 às 12h54

Mais de 62 mil estudantes paraibanos já realizaram inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até a manhã desta quarta-feira (22). Ao Portal MaisPB, o Ministério da Educação informou que João Pessoa lidera o ranking de inscrições no estado, com 51,2 mil postulantes a uma das vagas em instituições federais de ensino superior.

Como cada estudante pode se inscrever em até dois cursos, o MEC já registrou 103 mil inscrições no estado.

Em todo país, 993 mil pessoas se inscreveram no programa no primeiro dia. “O número é mais do que o dobro do ano anterior, quando fechamos em 492 mil inscritos”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O período para inscrições fica aberto até as 23h59 de domingo, 26.

O Sisu é a principal maneira de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgada na semana passada. Para participar da seleção, é obrigatório não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

Entenda – No momento da inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Por fim, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

Inicialmente, a data final de inscrições seria sexta-feira, 24. Com as inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais tempo para os estudantes, para evitar prejuízos.

Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro. Eis o restante do cronograma:

  • matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
  • lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
  • manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

MaisPB

Leia Também