João Pessoa, 05 de dezembro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
homenagem

ALPB entrega medalha de mérito a Dalton

Comentários: 0
publicado em 05/12/2019 às 17h48

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destacou, nesta quinta-feira (5), a importância do empresário Dalton Roberto Benevides Gadelha para o desenvolvimento econômico da Paraíba, durante sessão solene na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para entrega da ‘Medalha de Mérito Empresarial José de Paiva Gadelha’, ao investidor paraibano. Durante a homenagem, Camila ressaltou o talento e espírito empreendedor de Dalton que é reconhecido pelo seu posicionamento ético, solidário, justo e responsável.

“Quando apresentamos o projeto para criação dessa Medalha, a ideia era homenagear os grandes empresários da Paraíba, pessoas que contribuem para o desenvolvimento econômico e Dalton é exemplo disso por tudo que fez pelo nosso Estado. E por isso, nada mais justo do que receber o reconhecimento desta Casa com essa medalha que tem o nome do seu pai”, destacou a deputada autora do projeto de Resolução que criou a Medalha no Poder Legislativo em 2016.

O homenageado agradeceu à Assembleia Legislativa e à deputada Camila Toscano pelo reconhecimento e generosidade da propositura. “Estou desfrutando da maior alegria da minha vida com essa dupla felicidade em receber a Medalha que leva o nome do meu pai. Hoje é um dia de muita felicidade para mim por receber esse reconhecimento”, disse, destacando que o seu maior patrimônio é a família.

Marcone Gadelha, irmão do homenageado, afirmou que o empresário Dalton tem muito do seu pai dentro do mundo dos negócios, destacando a honra da família em ver instituída na Assembleia Legislativa a Medalha de Mérito empresarial José de Paiva Gadelha que, segundo ele, serve de inspiração para todos que se aventuram pelo empreendedorismo. “Destaco aqui três características no desempenho do meu pai que formaram seu caminho empresarial na comercialização do algodão: o uso do tempo, o conhecimento da natureza humana e a arte de desenvolver relações afetivas”, lembrou, fazendo homenagem ao irmão Dalton.

Emocionado, o filho Diogo Gadelha disse que Dalton Gadelha tem muito de José de Paiva Gadelha dentro do empreendedorismo. Durante discurso, lembrou que Dalton aproveita os domingos para visitar obras e conhecer o crescimento da cidade de Campina Grande. “Meu pai chama de ‘Campina ensolarada’ as visitas que gosta de fazer às obras ou novos espaços da cidade. Para a gente como filho é uma honra ter como pai um homem empreendedor, visionário e principalmente, família”, destacou.

Durante pronunciamento, o presidente da ALPB, Adriano Galdino, disse que o Poder Legislativo tem a honra de homenagear alguém que trabalha e luta pela educação. “A educação para mim foi a ferramenta que mudou socialmente a minha vida e que através dela pude superar desafios, preconceitos e realizar sonhos. E é também por isso que a Assembleia Legislativa hoje presta essa merecida homenagem ao empresário Dalton Gadelha”, frisou.

O secretário Chefe de Gabinete da Prefeitura de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, representando o prefeito Romero Rodrigues, lembrou da história de luta e da simplicidade da família Gadelha. “Quem convive de perto sabe que o maior brilho nos olhos de Dalton é reflexo da família e muito maior do que qualquer empreendimento”, disse.

Segundo o secretário de Planejamento de Campina Grande, Tovar Correia Lima, o sentimento do campinense é de orgulho pelo homem que emprega mais de mil pessoas, apenas na Unifacisa. “Tenho muito orgulho de ter me formado na Unifacisa ainda na segunda turma de direito. Essa Medalha é mais que merecida pelo empenho e o trabalho desenvolvido pelos paraibanos, sobretudo na Rainha da Borborema”, afirmou.

Além do irmão do homenageado, o ex-deputado Renato Gadelha, também estiveram presentes a homenagem o juiz federal Sérgio Murilo e o procurador da República, Antônio Edílio, além dos deputados Eduardo Carneiro, Cabo Gilberto Silva, Anderson Monteiro, Jutay Meneses, Raniery Paulino e Trócolli Júnior.

O homenageado – Natural de Sousa, no Sertão da Paraíba, Dalton Gadelha é reconhecido por seu espírito ético, solidário, justo e responsável no exercício de sua profissão. Médico, empresário e educador é formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais exerceu durante décadas a atividade médica como especialista em ultrassonografia e clínica médica.

Em 1999, fundou o Centro Universitário Unifacisa, localizado na cidade de Campina Grande, é um instituto de educação superior modelar reconhecido como o melhor do Norte-Nordeste. O centro atua na área de educação, cultura, saúde e desenvolvimento social.

Dalton Gadelha tem como valor o pensamento de Hipócrates sobre as limitações e a missão humanista da profissão: “Curar se possível, confortar sempre”. De acordo com a deputada, a crença de que o conforto pode ser mais amplo e que, a cura e prevenção podem vir por meio da transformação social o motivou se tornar um grande educador.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas