João Pessoa, 15 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
alerta

Coçar os olhos pode causar cegueira

Comentários: 0
publicado em 15/10/2019 às 13h56
atualizado em 15/10/2019 às 14h22

Coçar os olhos, apesar de parecer um ato bem simples e comum, pode acarretar graves problemas à saúde. Esse hábito é capaz de provocar alguns prejuízos à saúde ocular, um deles é o ceratocone, doença que causa a dilatação da córnea (camada fina, transparente e anterior do olho) gerando distorção e embaçamento da visão. O alerta é da médica oftalmologista do Hapvida, em João Pessoa, Ana Elizabeth Melo. A enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil

Apesar dos casos de cegueira como consequência da ceratocone serem raros, a oftalmologista explica que para diagnosticar o problema é necessária a realização de exames complementares. “O indivíduo passa a ter uma visão turva, embaçada e à medida que a doença evolui os óculos deixam de surtir efeito no tratamento. A partir daí, é preciso fazer o uso da lente de contato rígida para moldar a visão”, esclarece a especialista.

Porém, em alguns casos há pessoas que não se adequam ao uso de lentes de contato, nessa situação, o indivíduo é orientado ao tratamento cirúrgico que pode ser realizado por meio do Crosslinking (tratamento cirúrgico utilizado para tratar o ceratocone), com o intuito de barrar o avanço da doença; ou a implantação do anel corneano, que tem o objetivo de regularizar a córnea que se encontra deformada.

Apesar de ser uma doença pouco conhecida, a ceratocone é multifatorial e, de acordo com Ana Elizabeth, pode ocorrer pelo cunho genético, mas não atinge todos os descendentes (aproximadamente 8% é acometido) e outra forma de ocorrência é o físico, por meio do ato de coçar os olhos.  “Coçar os olhos pode gerar o desenvolvimento da ceratocone, além de infecções oculares como a conjuntivite e. Por isso, é fundamental recorrer a consultas oftalmológicas precocemente para identificar possíveis problemas do trato ocular e obter prescrição de medicações para evitar o surgimento da doença”.

Cuidado com a maquiagem– Para as pessoas que fazem uso regular de maquiagem é necessário estar atento a qualidade do produto, prazo de validade e, além disso, fazer o uso de lubrificantes oculares para evitar doenças. A utilização do soro fisiológico para lubrificação dos olhos e evitar a coceira também é permitido, porém, este precisa estar gelado.

MaisPB

Leia Também