João Pessoa, 09 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PARA MONTEIRO

Comissão aprova UTI e Centro de Hemodiálise

Comentários: 0
publicado em 09/10/2019 às 07h56

O sonho de Monteiro e região em ter uma UTI e Centro de Hemodiálise estar cada vez mais próximo de se tornar realidade. Nessa segunda-feira (7), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou projeto da deputada Edna Henrique (PSDB) para implantação do Centro de Hemodiálise e a habilitação de seis leitos de UTI para o Hospital Santa Filomena.

A partir dessa aprovação, será encaminhado um relatório ao Ministério da Saúde que irá publicar a portaria autorizando a destinação de recursos federais para o custeio dos serviços. Esses recursos devem ser destinados através de emendas da deputada Edna Henrique.

Para isso, nesta terça-feira (08) a deputada conversou com o governador João Azevêdo (PSB) que confirmou a boa notícia da aprovação pela CIB.

“Esse é um compromisso do nosso mandato e vamos lutar pela liberação de emendas para tornar real a implantação do Centro de Hemodiálise e UTI de Monteiro. Logo na primeira reunião da bancada paraibana em Brasília, pedi a união de todos os representantes do estado para que a emenda fosse destinada. O próximo passo é me reunir com o ministro da Saúde, junto com os demais deputados paraibanos que queiram defender essa pauta, esses serviços essenciais na área de saúde que salvará vidas de milhares de paraibanos. Já conversei com o governador João Azevêdo que será também um grande apoiador da nossa luta para levar mais saúde ao povo do nosso Cariri”, disse a deputada.

A Comissão Intergestores Bipartite é um colegiado de negociação que pactua sobre a organização, direção e gestão da saúde, no âmbito do Estado. A CIB é composta de forma paritária por cinco representantes da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, indicados pelo Secretário do Estado de Saúde, e cinco do órgão de representação dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Paraíba.

A implantação do Centro de Tratamento de Hemodiálise no Município de Monteiro e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na estrutura do Hospital Santa Filomena dará acesso para que os pacientes tenham o tratamento dentro dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde da universalidade, integralidade e equidade. Pacientes dos 30 municípios paraibanos da região e de outros 19 municípios pernambucanos, enfrentam constantes viagens para realizarem os procedimentos de hemodiálise. Essas cidades somam mais de meio milhão de habitantes que necessitam desse serviço.

MaisPB

Leia Também