João Pessoa, 20 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
POSTOS DE SAÚDE

Prefeituras são alertadas por falta de equipamento

Comentários: 0
publicado em 20/08/2019 às 11h56
atualizado em 20/08/2019 às 13h42
Foto: Erasmo Salomao/Ministério da Saúde

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu alerta a três prefeituras, por falta de equipamentos em postos de saúde. Os avisos estão presentes na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial Eletrônico do órgão. Os alertas são para as prefeituras municipais de Araruna, Mulungú e Serra da Raíz, todas no Agreste do Estado

O TCE-PB solicitou aos três gestores municipais provessem materiais de saúde ou ambientes para atendimento ou conservação desses materiais, para garantir um melhor atendimento à população.

À Prefeitura Municipal de Araruna, o órgão constatou a ausência de extintores de incêndio em três Programas de Saúde da Família (PSFs) da cidade. Em um deles, também não há a existência de uma sala exclusiva para vacinação, e de equipamentos de atendimento, como oftalmoscópio, computador e fio de sutura. Em outro, também não há sala de vacinação. No terceiro, o órgão destacou o não cumprimento de determinações para armazenamento de medicamentos.

Em Mulumbú, foi constatada a ausência de outros equipamentos, como otoscópio, geladeira exclusiva para armazenamento de vacinas, e descarte incorreto de sobras de medicamentos, em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Por último, em Serra da Raíz, foram constatadas novas ausências de extintores de incêndio e espaços para conservação de equipamentos. Além disso, o TCE-PB alertou a ausência de um consultório odontológico, consultório de enfermagem e para a implantação de um sistema de controle de medicamentos na Farmácia Básica do município.

MaisPB  

Leia Também