João Pessoa, 26 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
audiência

Depoimento de réus é adiado na Xeque-Mate

Comentários: 0
publicado em 26/06/2019 às 19h08
atualizado em 27/06/2019 às 06h13
Audiência da Xeque-Mate acontece em Cabedelo

Os réus do processo principal da ‘Operação Xeque-Mate’ não foram ouvidos durante a audiência de instrução e julgamento, que foi encerrada na noite desta quarta-feira (26). O interrogatório foi remarcado para segunda-feira (01).

Na nova data, serão interrogados nove réus, entre eles o ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana, preso há mais de um ano. A audiência foi presidida por Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, juiz da 1ª comarca de Cabedelo.

O processo da Xeque-Mate tramitou, inicialmente, no Tribunal de Justiça da Paraíba por conta do foro privilegiado do prefeito Leto Viana. Em 15 de outubro de 2018, o desembargador-relator responsável pelo caso, João Benedito da Silva, proferiu decisão na qual declinou a competência do Tribunal de Justiça para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ante a existência de indícios de atuação de Conselheiro do TCE, no exercício de suas funções, em um dos episódios investigados pela Operação Xeque-Mate.

Posteriormente, em 20 de novembro de 2018, o vice-procurador-geral da República requereu a devolução, ao TJPB da ação penal e de todos os procedimentos a ela referentes e antes remetidos ao STJ, com exceção dos fatos que envolveram a  autoridade detentora de foro por prerrogativa de função perante aquele Tribunal. Na sequência, em 24 de janeiro de 2019, estando os autos já no TJPB, o desembargador-relator João Benedito determinou o encaminhamento de todos os processos referentes à Operação Xeque-Mate para a Comarca de Cabedelo, tendo em vista a renúncia do então prefeito Leto Viana.

MaisPB

Leia Também