João Pessoa, 29 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Desobstrução das calçadas

Ambulantes e guardas entram em confronto

Comentários: 0
publicado em 29/05/2019 às 12h37
atualizado em 29/05/2019 às 11h51

Um grupo de vendedores ambulantes protesta desde a manhã desta quarta-feira (29), nas principais avenidas do Centro, contra a recomendação do Ministério Público da Paraíba que levou a prefeitura municipal de João Pessoa desobstruir as calçadas da localidade. A representante dos ambulantes, Márcia Medeiros, acusa a Guarda Municipal de João Pessoa de agredir os manifestantes.

Márcia Medeiros afirmou ter sido agredida na boca por um guarda municipal. Os manifestantes, então, teriam atacado um guarda e um dos integrantes do protesto foi preso suspeito da agressão. A Polícia Militar, que também foi acionada, chegou a atirar para cima para dispersar os manifestantes.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o ato começou no cruzamento da Avenida Padre Meira com o Parque da Lagoa. Os vendedores seguiram para o Paço Municipal, onde se concentraram após percorrer as principais avenidas do Centro.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), por meio de nota, reiterou que o intuito da desobstrução nas calçadas do Centro é garantir o passeio público.

“A Sedurb ressalta ainda que não realizou nenhum tipo de acordo para que esses comerciantes ocupem as Ruas Santo Elias e Santos Dumont e que essas áreas foram ocupadas por conta própria, no entanto, já foi feito um acordo com o Sindicato dos Ambulantes (SindAmbulantes) para que esses vendedores sejam realocados para o antigo prédio do Banco do Brasil, no Mercado de Mangabeira”, diz a nota.

A nota completa da Sedurb 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem esclarecer que continuará seguindo a recomendação do Ministério Público e informa que as fiscalizações estão ocorrendo de maneira permanente. A Secretaria reitera que o intuito é garantir o passeio público, assim como previsto no Código de Posturas do Município.

A Sedurb ressalta ainda que não realizou nenhum tipo de acordo para que esses comerciantes ocupem as Ruas Santo Elias e Santos Dumont e que essas áreas foram ocupadas por conta própria, no entanto, já foi feito um acordo com o Sindicato dos Ambulantes (SindAmbulantes) para que esses vendedores sejam realocados para o antigo prédio do Banco do Brasil, no Mercado de Mangabeira.

Por fim, é importante lembrar que a Secretaria tem se colocado à disposição para receber os comerciantes que desejem regularizar sua situação e que a Sedurb tem discutido pessoalmente, caso a caso, possibilidades de solucionar o problema.

MaisPB

Leia Também