João Pessoa, 25 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jogos Digitais

Indústria dos games cresce 30% no Brasil

Comentários: 0
publicado em 25/05/2019 às 09h05
atualizado em 25/05/2019 às 07h41
Divulgação

Um dos mercados mais promissores da atualidade, a indústria dos jogos digitais apresenta um dos maiores crescimentos entre todos os setores de produção nacional. Segundo o último censo do Ministério da Cultura sobre o mercado em questão, a indústria brasileira de games apresenta crescimento de 30% ao ano, um índice que impressiona em meio às instabilidades econômicas do País. Segundo o coordenador do curso de Jogos Digitais da Unifacisa, Rodrigo Motta, um dos motivos que explicam a ascensão do setor é a qualidade dos profissionais envolvidos com a produção dos jogos.

“O brasileiro sabe, com toda certeza, como fazer jogos. O País possui profissionais extremamente capacitados e muitos brasileiros trabalham nas maiores empresas do mundo, seja produzindo games para celular, console ou PCs”, explica Rodrigo, que também destaca a capacidade da indústria de ir além da tecnologia.

“O game é um produto de base tecnológica, mas na verdade é um mercado de entretenimento que trabalha com arte e cultura, buscando interação e possibilidade de atingir o maior número de pessoas”, diz.

Atualmente, o Brasil ocupa o 13º no ranking de países com maior mercado consumidor de games. Entre os anos de 2014 e 2018, as empresas desenvolvedoras de jogos digitais saltaram de 142 a 375. Para Rodrigo, o início da década foi um marco na história da indústria nacional de games.

“Por volta de 2012, as primeiras empresas começaram a lançar jogos a nível internacional. Em dez anos, nunca houve uma redução do mercado de games. Somente vemos o aumento no número de profissionais, jogos lançados e volume de dinheiro que é movimentado nesse mercado”, afirma o professor de um dos cursos mais conceituados do Brasil e localizado em um dos principais polos tecnológicos nacionais.

“O curso de Jogos Digitais da Unifacisa é muito antenado com o mercado e possui uma base muito sólida de professores. Além disso, sempre buscamos trazer ao aluno tudo que é utilizado na indústria, como softwares e pessoas que vivenciam e participam do mercado de games. Temos dez premiações nacionais em desenvolvimento de jogos e possuímos projetos do mesmo nível que outros mercados mais relevantes como Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Isso mostra a capacidade de nossos alunos e professores”, conclui Rodrigo.

MaisPB

Leia Também