João Pessoa, 24 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MAISTV

Com 54% do grupo prioritário vacinado, JP tem ‘Dia D’ da gripe

Comentários: 0
publicado em 24/05/2019 às 15h02
atualizado em 24/05/2019 às 15h40
Foto: Erasmo Salomao/Ministério da Saúde

Será realizado, neste sábado (25), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, uma mobilização dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. No período das 8h às 12h, estarão abertas todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e o Centro de Imunizações para vacinar as pessoas que compõem os grupos de risco, mas que ainda não se imunizaram.

O chefe da seção de Imunização, Fernando Virgolino, explicou à reportagem do Portal MaisPB que a única contraindicação da vacina é para pessoas que tem alergia grave a ovo ou quem estiver com febre no momento.

Ainda de acordo com Virgolino, foram aplicadas 114 mil doses da vacina na Capital, o que corresponde a 54% da população que integra os grupos prioritários. O objetivo é vacinar 210 mil pessoas. A campanha teve início no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio.

“O objetivo é proteger toda população. Entendemos que o grupo prioritário estando vacinado a gente está protegendo o resto da população. O grupo prioritário é visto como mais vulnerável. É um grupo que tem uma imunidade mais baixa e por isso está mais receptivo. Com a vacina, criamos uma barreira que evitará disseminação do vírus”, disse.

São considerados grupos de risco, pelo Ministério da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses até menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Para receber a vacina, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa de segunda à sexta-feira.

Dados – Este ano, a Vigilância Epidemiológica (Viep) de João Pessoa confirmou, até o momento, 24 casos de síndromes gripais, sendo 12 casos positivos para Influenza e 12 casos positivos para outros vírus respiratórios (todos confirmados para Vírus Sincicial Respiratório). Entre os 12 casos confirmados de Influenza, nove são decorrentes de Influenza A (sendo seis do subtipo H1N1 e três do subtipo H3 sazonal) e três decorrentes de Influenza B.

Em 2018, a Rede Municipal de Saúde alcançou 90,44% de cobertura vacinal e foram confirmadas 34 ocorrências de Influenza tipo A, sendo 18 de H1N1, com dois óbitos, e 16 do subtipo H3 sazonal, com dois óbitos. Para Influenza B foram 11 casos confirmados, com dois óbitos registrados. De Vírus Sincicial Respiratório foram confirmados nove casos.

Confira o vídeo: 

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas