João Pessoa, 22 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
alerta

PB registra 404 casos de esporotricose

Comentários: 0
publicado em 22/05/2019 às 18h29
atualizado em 23/05/2019 às 03h57
(Foto: reprodução)

Desde o ano passado, 404 pessoas foram diagnosticadas com esporotricose, micose provocada por um fungo que afeta humanas e animais e o Ministério Público da Paraíba já considera ‘surto epidêmico’.

Em reunião do grupo de trabalho nesta quarta-feira (22), foram avaliadas ações e propostas necessárias para o tratamento dos pacientes. Representantes da Secretaria de Saúde do Estado, do Hospital Universitário Lauro Wanderley e do Conselho Regional de Medicina Veterinária estiveram presentes.

Além de cobrar as respostas dos órgãos integrantes do GT, o Ministério Público da Paraíba vai reforçar o trabalho de prevenção e combate à esporotricose. Representantes do hospital e da Secretaria de Saúde de João Pessoa ponderaram sobre entraves no Ministério da Saúde para dispensação do Itraconazol (medicamento usado para tratar humanos) e apresentaram um fluxo de atendimento e tratamento de pacientes, como também para obter a medicação junto ao MS e proceder a formalização da notificação dos casos. Foi criada uma ficha específica para notificação e o serviço de saúde se comprometeu em informar os dados pelo sistema FormSUS, nos próximos dias.

MaisPB

Leia Também