João Pessoa, 20 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FRENTE A FRENTE

Secretário pede estudo para concurso na Polícia

Comentários: 0
publicado em 20/05/2019 às 23h29
atualizado em 21/05/2019 às 06h55

A Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social pediu uma recontagem do efetivo com o objetivo de realizar concurso público para preencher vagas na Polícia Civil. Foi o que afirmou o gestor da pasta, Jean Nunes, na noite desta segunda-feira (20), em entrevista ao programa Frente a Frente, apresentado pelo jornalista Heron Cid, na TV Arapuan.

Porém, o secretário acredita que o certame só deva ocorrer nos próximos anos da gestão do governador João Azevêdo. “Estou aguardando por parte da Delegacia Geral de Polícia Civil esse estudo e quais cargos há necessidade de preenchimento: delegados, escrivães ou agentes, para que eu possa apresentar ao governador e equipe econômica que decidirão o melhor momento. Penso que esse ano não seja ainda o momento do concurso”, avaliou.

De acordo com o secretário, é preciso primeiro fazer uma redistribuição do efetivo para depois, diante das necessidades, realizar o certame. “Eu pedi que a Polícia Civil fizesse um estudo de recompletamento desse efetivo porque temos a compreensão de que, com uma má distribuição a gente pode ter, ao invés de bons resultados, inchar a instituição e não ter o que se espera. Para isso eu pedi que a Polícia Civil nos apresente justificativas fundamentadas para realização dos concursos públicos”, destacou.

No mesmo sentido o secretário descartou para 2019 concursos na Polícia Militar. Este ano, segundo ele, só serão chamados os concursados anunciados pelo governador. “A gente está fazendo o treinamento de 500 (aprovados em concurso) e faremos dos outros 500 como o governador já anunciou. É esta nossa expectativa”, disse. Nunes revelou ainda que não há perspectivas de chamar os outros 300 suplentes que reivindicam ao governo o direito de serem convocados.

Novas tecnologias

Recém chegado da China, o secretário de Segurança revelou novidades tecnológicas que trouxe do gigante asiático para a Segurança do Estado. Segundo ele, será lançado um edital para aquisição de um sistema de reconhecimento facial e de leitura de placas e identificação de veículos.

CIOP

Ele também anunciou mudanças no Centro Integrado de Operações (CIOP). Uma empresa terceirizada vai ser contratada para fazer o atendimento, enquanto os policiais e bombeiros ficarão responsáveis pelos despachos das ocorrências. “Com isso vamos garantir mais pessoas trabalhando nos horários pré-determinados de maior pico e fazer com que os policiais que estão lá retornem para as ruas”, afirmou.

Helicópteros

O secretário também assegurou que os dois helicópteros para ações de policiamento e salvamento estão em solo paraibano. O Acauã, segundo Jean Nunes, espera a solução de um impasse burocrático com a empresa que fará sua manutenção.  Já a outra aeronave passou por customização e deve começar a operar na próxima semana.

Roberto Targino – MaisPB

Leia Também