João Pessoa, 14 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INCLUSÃO

Paróquia faz confissão em Libras para Crisma

Comentários: 0
publicado em 14/05/2019 às 18h25
atualizado em 14/05/2019 às 16h39
(Foto: assessoria/divulgação)

No último domingo (12), o arcebispo Dom Delson celebrou o Sacramento da Crisma na Paróquia Santa Júlia e entre os crismandos havia dez surdos que foram preparados pela Pastoral dos Surdos da Paróquia.

Os jovens precisaram passar pelo momento da confissão, que foi feito pelo padre Roberto Couras, intérprete de Libras.  “Essa foi minha primeira confissão na língua de sinais e foi um momento emocionante, único e cheio de graça”, disse

Além dele, o padre Cristóvão também é interpreta da Língua Brasileira de Sinais. Intérprete e também crismanda, Catarina relatou que os jovens ficaram alegres em receber a formação na própria língua. “Eles estavam ansiosos para a chegada do grande dia, em que seriam confirmados com o Sacramento da Crisma e com a Eucaristia”, disse Catarina.

O arcebispo Dom Manoel Delson ressalta a importância da inclusão dentro do processo de evangelização na Arquidiocese da Paraíba. “A acolhida aos irmãos surdos, como aos irmãos que tenham qualquer deficiência, precisa ser observada sempre pela Igreja. Eu tenho um irmão surdo, mas nossa comunicação não é necessariamente em libras, pois, quando crianças, não tínhamos acesso, então criamos uma linguagem muito própria da família. Ao longo da minha vida sacerdotal e episcopal já ministrei sacramentos a pessoas surdas, mas essa Crisma foi especial, pois além de ser um grupo grande, eu pude falar em libras com eles. Com a ajuda da professora, pude falar várias vezes diretamente com eles, especialmente nos momentos da renovação das promessas do batismo. Foi muito emocionante e fico muito feliz com o trabalho dos nossos sacerdotes aqui na nossa Arquidiocese”, disse o Arcebispo Dom Delson.

MaisPB

Leia Também