João Pessoa, 14 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PREVENÇÃO

Santa Rita tem mutirão de combate ao Aedes

Comentários: 0
publicado em 14/05/2019 às 14h29

A proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya, está sendo alvo de preocupação da Prefeitura de Santa Rita. Para ajudar no combate à infestação, a Secretaria de Saúde municipal deu início a mutirões nas comunidades para alertar a população. Nesta terça-feira (14), equipes estiveram durante todo o dia fazendo porta a porta em Várzea Nova, um dos bairros com risco de surto no município.

Além da visita de médico, enfermeiro, agentes comunitários e agentes de endemias, houve ainda a ação do carro fumacê com a aplicação do inseticida nos períodos da manhã e da tarde. Nas próximas semanas, a programação alcançará outras localidades.

Somente este ano, já foram notificados 126 casos de dengue e 02 de chikungunya em Santa Rita. Para evitar que esses números aumentem, os setores de Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental e Atenção Básica estão integrados nas ações de conscientização, já que a colaboração dos moradores é essencial para a eliminação dos focos do mosquito.

Na ação desta terça-feira, foram identificados criadouros em residências visitadas pela equipe. Apesar de as formas de combate ao mosquito serem já conhecidas pela população, muitas pessoas ainda são descuidadas com os meios de evitar a proliferação. “A transmissão é elevada e por isso clamamos à população que se integre a esta luta de combate ao Aedes. É um caso de saúde pública e todos nós temos que fazer nossa parte, cidadão e poder público”, afirmou Maria do Desterro, secretária de Saúde.

Além das informações sobre os cuidados, a equipe também está orientando os usuários para que procurem sua unidade básica de saúde em caso de sintomas de uma dessas arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti. Quando confirmada a suspeita, os profissionais da unidade acionam a Secretaria de Saúde, que envia uma equipe para realizar o exame diagnóstico no próprio posto de saúde.

MaisPB

Leia Também