João Pessoa, 25 de março de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LEVANTAMENTO

Saúde de JP traça perfil de venezuelanos

Comentários: 0
publicado em 25/03/2019 às 17h16
atualizado em 25/03/2019 às 15h48

A prefeitura de João Pessoa por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza um levantamento a fim de traçar o perfil epidemiológico e elaborar o fluxo de assistência aos venezuelanos acolhidos na capital. A ação acontece nesta terça-feira (26), às 8h30, nas Aldeias Infantis SOS, localizada no bairro de Mangabeira.

As Aldeias Infantis SOS foi o local escolhido para receber as famílias venezuelanas transferidas do estado de Roraima no ano passado. De acordo com a Secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, o perfil epidemiológico será apresentado em um simpósio promovido pelo Ministério Público Federal (MPF), sobre refugiados e migrantes na Paraíba.

“Iremos avaliar diversos fatores como cartão de vacinação, problemas odontológicos, se tem doenças crônicas e até sintomas para saber se tem alguma doença infecciosa. Diante desse levantamento, teremos um panorama para apresentar como está o recorte em saúde desses venezuelanos e planejar um fluxo de atendimento”, afirmou a secretária adjunta de Saúde.

O levantamento será realizado por profissionais da Rede Municipal de Saúde “Entendendo que as famílias estão sem moradia fixa, iremos entregar uma cópia da ficha clínica para cada venezuelano, porque onde ele for será identificado em qual serviço de saúde já foi assistido”, explicou Ana Giovana. As pessoas que forem identificadas com algum problema urgente de saúde serão encaminhadas imediatamente para o serviço mais adequado.

Ao todo são 70 venezuelanos membros de 17 famílias acolhidas nas Aldeias Infantis SOS que, atualmente, estão sendo atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) dos Bancários.

Mais PB

Leia Também