João Pessoa, 31 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RÉVEILLON

Trânsito nas avenidas Tamandaré e Cabo Branco, em João Pessoa, será modificado

Comentários: 0
publicado em 31/12/2015 às 06h18

 A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa definiu o plano especial de mobilidade para o Réveillon 2015 na orla da Capital, garantindo o acesso seguro da população à festa da virada do ano. Para isso, parte das avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, bem como todo o seu entorno, serão bloqueados ao tráfego de veículos na noite desta quarta-feira (31) assegurando o acesso e o espaço dos pedestres no local do evento.

A exemplo do ano passado, a Semob vai disponibilizar aproximadamente 100 agentes de mobilidade para fiscalizar o trânsito, orientar os condutores de veículos sobre as mudanças do tráfego, indicar as rotas alternativas, bem como orientar usuários de ônibus, táxis e operadores do sistema acerca dos pontos de parada provisórios em função das alterações de circulação do trânsito próximo ao evento e monitoramento do terminal de integração.

O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de moradores, polícia, busca e salvamento (Corpo de Bombeiros e ambulâncias), fiscalização de trânsito e transporte e veículos de apoio ao evento, além de outros veículos de serviço.

Operações Integradas – Por trás do palco, a população terá à disposição um Centro de Ações Integradas, onde poderão ser encontrados todos os órgãos envolvidos na organização e apoio ao evento da virada do ano 2015 (Samu, Guarda Municipal, Polícia, Sedurb, Sesmub, Semob, Bombeiros, Seinfra, etc), para facilitar o atendimento das pessoas que necessitarem dos serviços desses órgãos.

O superintendente da Semob, Roberto Pinto, falou do trabalho do órgão no Réveillon. “Dentro da política de envolvimento de todos os órgãos da administração municipal do prefeito Luciano Cartaxo, buscando o sucesso dos eventos realizados pela prefeitura da Capital, a Semob vai estar presente com um grande efetivo, dando segurança e fluidez ao trânsito e garantindo a tranquilidade das pessoas que vão passar a virada do ano na orla”, destacou o superintendente.

Acesso – As pessoas que vêm dos bairros da Zona Sul, utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, terão que descer pelas duas ladeiras na Barreira, até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. A medida evita o conflito que se formaria no tráfego, em função do grande número de veículos, no final da Avenida Beira Rio, próximo à orla. Agentes estarão no local em pontos estratégicos para orientar os motoristas.

As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã, sendo proibido o estacionamento de veículos na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a Rua José Augusto Trindade, garantindo mais tranquilidade e espaço para a população.

A partir da Avenida Cairu, até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira).

Com o bloqueio das ruas, a Semob orienta os motoristas que evitem circular pelo bairro próximo às áreas de interdição, buscando rotas alternativas de circulação. Agentes de mobilidade estarão em toda a orla (Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa) disciplinando o trânsito, a exemplo do girador que dá acesso ao Altiplano; no semáforo da Marcionila da Conceição com Frutuoso Dantas; no semáforo da Avenida Navegantes com a Epitácio Pessoa e no semáforo da Epitácio Pessoa com a professora Maria Sales.

O final da Beira Rio, após o girador que dá acesso ao Altiplano até a orla terá seu fluxo alterado. Durante o horário que o maior número de veículos chega a orla, todas as quatro faixas serão de sentido único, do Centro para a praia, objetivando dar mais fluidez ao trânsito que vem pela Beira Rio. A Avenida Cairu, que é paralela, também terá seu sentido modificado, funcionando como um binário.

Na madrugada, com a proximidade do término do show promovido pela PMJP, o trânsito será invertido em algumas ruas para facilitar o retorno da população as suas casas, aumentando a oferta de trajetos da praia para o Centro.

Monitoramento – A Central de Monitoramento da Semob funcionará durante toda a noite e madrugada, auxiliando o trabalho das equipes em campo contribuindo de maneira efetiva para a segurança e fluidez do trânsito, bom como, também será utilizada a guarda municipal e pela policia militar para otimizar o trabalho dos guardas e policiais em campo, com foco a segurança pública.

Carga e descarga – A Semob recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos, neste dia 31, preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 14h, contribuindo assim para a fluidez do trânsito e para a limpeza nessa área da orla.

Transporte – O esquema de ônibus foi feito de maneira a facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na orla da Capital para comemorar a chegada de 2015. A Semob determinou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do projeto Tetéu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das linhas que passam pela orla marítima.

Para melhor atender os usuários do transporte coletivo, a Semob também determinou às empresas concessionárias que disponibilizem após a meia-noite 50 ônibus extras durante o Réveillon na orla para o retorno da população às suas casas.

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após 22h, passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição. Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes, Ruy Carneiro, seguindo itinerário normal.

Linhas do projeto Tetéu que serão reforçadas:

104 – Bairro das Indústrias, 108 – Alto do Mateus, 118 – Valentina/Paratibe/Mussumago, 504 – Mandacaru, 507 – Cabo Branco, 101 – Grotão, 203 – Mangabeira VII, 301 – Mangabeira, 510 – Tambaú, 1500 – Circular e 5100.

Outras linhas que receberão reforço durante o Réveillon:

204 – Cristo, 513 – Tambaú/Bessa, 5600 – Mangabeira/Shopping, 5603 – Mangabeira/Shopping, 5605 – Mangabeira/Shopping, 701 – Alto do Mateus, 116 – Colinas do Sul, 2501 – Colinas do Sul/Rangel e 109 – Rua do Rio, 3200 – Circular, 2500 – Circular, 505 – Bairro dos Ipês, 302 – Mangabeira Cidade Verde.
As Circulares 1500 e 5100 vão circular até a orla. Já a linha 5100 passará pelo TIV a partir da meia-noite de 1º de janeiro.

Vá de Táxi 

Para melhor servir à população garantindo um retorno seguro para casa, um esquema especial para táxi será implantado na noite do Réveillon, próximo ao Busto de Tamandaré, a partir das 18h. Serão dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte. Um ficará na Avenida Marcionila da Conceição, entre a Avenida Odilon Coutinho e Avenida Cairu, no Cabo Branco; o outro ficará na Avenida N. Srª dos Navegantes, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Helena Meira Lima, em Tambaú.

MaisPB com Secom-PMJP

Leia Também