João Pessoa, 17 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
visita

Grupo de orcas surge no mar de Arraial do Cabo, no RJ

Comentários: 0
publicado em 17/11/2018 às 17h54

Um grupo de orcas surgiu no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na manhã deste sábado (17). Pelo menos seis animais, sendo um filhote, aparecem nas imagens aéreas feitas perto da lha do Farol.

O flagrante foi feito por Ruan Simas, que usou um drone para registrar o passeio das orcas.

“Elas entraram no mar aberto e eu peguei o equipamento logo que vi o grupo”, conta Ruan, que trabalha com passeios de barco e estava em uma embarcação.

Ainda segundo Ruan, baleias e golfinhos também têm aparecido com frequência nas águas geladas de Arraial do Cabo.

A explicação, segundo o biólogo marinho Vinicius Santos, é que as baleias e as orcas se deslocam durante o inverno por conta do período de reprodução e agora, no verão, retornam para as águas polares. O especialista acrescenta que a orca é membro da família dos golfinhos.

Elas saem dos polos Norte e Sul em direção ao Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde a água é mais quente e tem o litoral do Rio como rota.

“Muitos desses mamíferos param na nossa região para se alimentar por conta da diversidade da oferta de comida encontrada aqui”, explica Vinicius.

No dia 6 de novembro, um grupo de cerca de 40 golfinhos também apareceu em Arraial. O registro foi feito em uma área conhecida como “Baixos”, entre as Prainhas e a Praia dos Anjos.

O flagrante deixou um grupo de cerca de 20 turistas, entre adultos e crianças, encantados.

G1

Leia Também