João Pessoa, 03 de novembro de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

O MP/PB e o Fórum de Trânsito (IV)

Comentários: 0
publicado em 03/11/2018 às 14h20
atualizado em 03/11/2018 às 11h25

Como será importante – voltamos a destacar – a instalação desse Fórum Interinstitucional Permanente pela Preservação da Vida na Cidade (ou na região metropolitana) de João Pessoa, anunciada pelo Ministério Público do Estado e a ser coordenado pelo Procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira!… A propósito, algumas das pessoas que voluntariamente têm se preocupado e buscado oferecer sugestões no sentido de que nossa mobilidade urbana alcance o nível de mobilidade humana, já nos informaram haver sido contatados por Dr. Valberto Lira com vistas ao funcionamento desse Fórum, que está sendo batizado simplesmente como Fórum de Trânsito. E com mais notícia: “Dr. Valberto pretende instalar este Fórum ainda neste ano de 2018!”.

Em nossas observações anteriores sobre a importância desse Fórum de Trânsito dissemos que certamente muito contribuirá, neste campo da mobilidade urbana/humana, a partir do estímulo para a integração interinstitucional dos órgãos que especificamente atuam na área do transporte público e do trânsito, como a Semob de João Pessoa, a Semob de Cabedelo, os departamentos específicos das Prefeituras de Bayeux, Santa Rita e Conde, assim como o DNIT, o DER-PB e o DETRAN-PB

Precisamos imediatamente desmontar a ideia, ainda hoje prevalecente, de que a desintegração interinstitucional é tanta que cabe o dizer popular de que “cada um está olhando só pro seu próprio umbigo”.

Nesta crítica aos órgãos públicos em geral não está intrínseca qualquer acusação de incompetência. Não! Aliás, temos dito que suas respectivas ações não tem sido carimbadas como ineficazes porque, mesmo que isoladamente, têm-se demonstrados eficientes. Faltam-lhes tão só esse sentido de integração, uns com os outros, para que suas atuações sejam mais eficazes … ebem mais aplaudidas!

Um exemplo?!… A notícia, que nos foi agora mesmo transmitida, de que semana passada houve reunião do CETRAN-PB (Conselho Estadual de Trânsito) em que a pauta principal foi avaliar ações com vistas a reduzir a violência nas ruas, avenidas e estradas paraibanas decorrente de nosso trânsito de cada dia. E, como que já plantando a semente do Fórum de Trânsito, também esteve presente o Dr. Valberto. Bom sinal!

Leia Também