João Pessoa, 03 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
outubro rosa

Mulheres a partir de 40 anos farão mamografia

Comentários: 0
publicado em 03/10/2017 às 11h00
atualizado em 03/10/2017 às 10h47

No mês de campanha para prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, iniciado nesta terça-feira (3), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) autorizou a realização de mamografia para mulheres de 40 até 74 anos.

Antes, o grupo que tinha direito era de 50 até 69 anos. Para isso, a Prefeitura já tem cinco clínicas disponíveis para ofertar o atendimento. Com essa medida, se espera que mais mulheres possam fazer o acompanhamento da saúde.

“Essa mamografia é fundamental  porque o câncer de mama é muito difícil de você fazer a prevenção, mas você pode fazer um diagnóstico precoce, você pode identificar nódulos e outros problemas da mama”, pontuou o secretário de Saúde Adalberto Fulgêncio.

Para conseguir o atendimento, a mulher deve se dirigir ao Posto de Saúde da Familia mais próximo, solicitar o exame de mamografia, que pode ser dado pelo enfermeiro ou médico. Após conseguir a requisição, a mulher já pode ir até uma das clínicas e realizar o exame.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Ana Geovana, quando diagnosticado rápido, o câncer pode ter até 90% de chance de cura. Além do exame, a secretária também alerta sobre a importância do autoexame e do acompanhamento uma vez ao ano com especialista.

Confira o vídeo:

MaisPB

Leia Também