João Pessoa, 09 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Apenge & mobilidade urbana (III)

Comentários: 0
publicado em 09/04/2016 às 16h12

Um Fórum (de caráter permanente) sobre mobilidade urbana constitui-se, mesmo, em uma das mais importantes missões que poderia ser assumida pela Apenge (Academia Paraibana de Engenharia).

Como anteriormente já dissemos sobre essa Academia, trata-se de uma instituição “de credibilidade e até legitimidade técnica (para não dizer também sobre sua imparcialidade político-governamental)” para levar avante a contínua realização de eventos voltados para a discussão dos assuntos de mobilidade urbana, seja na visão macro, seja inclusive na de natureza pontual ou específica, como a que a seguir apresentamos.

Todos que vivemos na Região da Grande João Pessoa bem conhecemos aquela saída da avenida Washington Luiz (bairro do Bessa) para ter-se acesso à BR-230 (bem em frente à conhecida Mata da AMEM).

Pois, bem! Essa saída, nos ditos horários de pico, corresponde realmente a um desafio a cada motorista, porquanto os veículos que, já nessa BR,  vão em direção ao centro de Cabedelo Ih!não dão chance a que os advindos da avenida Washington Luiz tenham acesso à 230 !

         Qual o órgão que se preocupará em dar solução a esse específico  problema?!… O Dnit?!… A Semob de Cabedelo?!… A Semob de João Pessoa?!… Ou se promovendo uma reunião com todos?!…

Estes questionamentos são pertinentes porque em relação à avenida Washington Luiz (Bessa) uma parte dela (essa da saída) é integrante do território da cidade de Cabedelo! Outra parte, da qual advém o maior número de veículos, integra o território da cidade de João Pessoa! Quanto à BR-230 constitui-se em uma rodovia federal, ou seja, gerenciada pelo Dnit!

E em um assunto dessa natureza já se constata a pertinência e sobretudo a importância da provocação da Apenge na promoção de um evento para juntar aqueles órgãos (reuni-los e uni-los) e desse encontro consensuar uma solução imediata para tão grave problema. A propósito, nesta data (sexta-feira, dia 8), pelas 7h30, quase quase (quase mesmo) havia um acidente nessa saída da avenida Washington Luiz/BR-230! E só não ocorreu porque o veículo que já estava na BR-230 demonstrou-se eficientíssimo nos freios e também no deslocamento para o acostamento!

Há bem mais casos, pontuais como esse aqui referido, que merecem uma reflexão em um Fórum sobre mobilidade urbana, como o que estamos aqui sugerindo.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas