João Pessoa, 23 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Max Oliveira é graduando em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem passagens pelas principais emissoras de rádio de João Pessoa, onde atuou fazendo cobertura esportiva. Atualmente é comentarista e colunista do Mais PB.
Futebol

Botafogo e Campinense, os donos da bola

Comentários: 0
publicado em 23/03/2016 às 18h03

Só os deuses do futebol podem mudar os rumos do atual Campeonato Paraibano e permitir a entrada de outra equipe na trajetória de Botafogo e Campinense rumo a uma final em que a rivalidade atingirá níveis máximos. Os demais times que me perdoem, mas eles se excluiram – na bola – de qualquer protagonismo no desfecho do Paraibano.

E os amantes do bom futebol torcem para ver o tira teima dessa rivalidade, que a cada ano se torna mais acirrada.

Nos últimos quatro anos, eles dominaram os gramados paraibanos.

Quando o título não vai parar em mãos rubronegras, como em 2012 e 2015, acaba abocanhado pelos botafoguenses – 2013 e 2014.

A polarização recente, aliás, se confirma no retrospecto geral do futebol paraibano. Botafogo e Campinense são os maiores papa títulos do Estado, com 27 e 20 conquistas, respectivamente.

Acha pouco?

Que tal adicionar a essa rivalidade desenhada no estadual uma Copa do Nordeste do Campinense e um Campeonato Brasileiro Série D do Botafogo, ambas conquistas mais importantes do futebol paraibano, e que foram alcançadas justamente nesse período de polarização?

Some-se a isso o ingrediente territorial. As duas equipes representarem João Pessoa e Campina Grande, as “rivais” que disputam fatias econômicas e políticas da Paraíba.

Talvez por tudo isso os últitmos embates envolvendo raposeiros e botafoguenses tenham sido disputados de forma tão acalorada, dentro e fora de campo. E tirando os excessos cometidos pelas duas partes, como provocações gratuitas e até agressões, essa rivalidade só faz bem ao futebol paraibano, que aguardará sempre com expectativa o próximo embate.

E que seja na final deste ano.

Quem levará a melhor desta vez?

Só os deuses do futebol – sempre eles – ousariam palpitar.

Nas arquibancadas, sobra a certeza: ganhará o bom futebol.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas