João Pessoa, 19 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INFLUÊNCIA

Romário emprega parentes, namorada e amigos em secretaria municipal do Rio

Comentários: 0
publicado em 19/02/2016 às 09h30
Senador Romário (PSB-RJ)

Romário (PSB) montou seu time na Secretaria municipal de Esporte e Lazer (Smel). Lá, o senador empregou a irmã, Zoraidi Faria, o sobrinho, Leonardo Faria, a namorada, Daiane Cattani, e pelo menos cinco amigos: Marcelo Correia Coutinho, Hércules de Souza Simões, Roberto Vilela de Abreu Pereira, João Daniel Bove Gomes de Souza e Ayrton Gomes Jardim Júnior. Romário ainda é o responsável pela indicação de Marcos Braz, em janeiro de 2015, como secretário da pasta — após um acordo feito com o PMDB para não se candidatar à prefeitura.

Daiane, namorada do ex-jogador, foi nomeada em março de 2015 e exonerada em janeiro de 2016. A Smel informou que ela não trabalha lá desde essa data. No entanto, o EXTRA tentou contato telefônico com a pasta na tarde desta quarta-feira , e foi informado que Daiane já teria ido embora e voltaria no dia seguinte, às 9h. A moça também postou duas fotos, esta semana, numa mesa de trabalho de dentro da Prefeitura do Rio — no entanto, é impossível identificar em qual secretaria ela estava. Não há no Diário Oficial uma segunda nomeação de Daiane. A Casa Civil da prefeitura não soube informar onde ela trabalha.

Já Zoraidi, irmã do senador, é contratada pela Organização Social Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos). Segundo o Diário Oficial, a OS é responsável pela administração da Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz.

O EXTRA conseguiu contato com Zoraidi na sede da Smel no Recreio. Ela, no entanto, desligou o telefone sem responder a nenhuma pergunta. Romário também foi procurado para comentar o caso, mas não respondeu aos questionamentos de EXTRA.

E Daiane não atendeu às ligações nem respondeu às mensagens enviadas pela reportagem através das redes sociais. Já a pasta afirmou que o secretário Marcos Braz “se relaciona de alguma forma com eles há mais de dez anos”, mas não negou que haja influência de Romário nas nomeações.

Pasta alega resultados

A Smel afirmou que a performance alcançada na gestão de Marcos Braz “foi muito superior aos resultados que ela alcançava em anos anteriores”. De acordo com a nota, o órgão superou a meta de 30% de aumento no número de alunos da rede municipal de ensino matriculados nos projetos das Vilas Olímpicas e do Rio em Forma Olímpico:

“A média mensal de matriculados neste ano foi de 33.488 alunos, com pico de 45.898 pessoas matriculadas no mês de outubro. Este contingente de matriculados gerou um número médio de 509.218 atendimentos mensais. Ou seja, um aumento de 5,95% em relação à 2014”.

extra.globo.com

Leia Também