João Pessoa, 22 de Dezembro de 2014

MaisPB no Twitter MaisPB no Orkut

Paraíba

João Pessoa, 24/08/2012 - 09h50

Beto Chaves

Não tenha vergonha de ganhar dinheiro fazendo o que gosta

Beto Chaves é um paraibano arretado! Tem 34 anos e faz de tudo um pouco. É empresário de sucesso, há mais de 12 anos trabalhando no mercado de comunicação digital e Internet. CEO do Grupo DEZ, Fundador do portal Papo Arretado (www.papoarretado.com.br), Professor de Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas, bem como Palestrante e Consultor Empresarial. As palavras que marcam o espírito inquieto de Beto são: Renovar. Inovar. Aprimorar. falecom@betochaves10.com.br

 |   | 

Eu sempre defendo, em minhas palestras, que dinheiro não traz felicidade. E não traz mesmo. Quantos exemplos de pessoas muito ricas, mas que eram extremamente infelizes, conhecemos? Michael Jackson, Elvis Presley, Marilyn Monroe servem como comprovação do que estou dizendo. Eram ricos, bem sucedidos profissionalmente, mas eram infelizes e fracassados na vida.

Mas, se o dinheiro não consegue trazer felicidade pra ninguém, a falta dele também não deixa ninguém feliz. É difícil ser feliz devendo o aluguel, sem dinheiro pra fazer a feira, pra comprar o leite das crianças, concordam? Enfim, dinheiro não traz felicidade, mas é incontestavelmente útil e necessário no mundo em que vivemos.

No entanto, vejo por aí pessoas com vergonha de ganhar dinheiro. Parece absurdo? Mas não é. Alguns encaram o dinheiro como algo sujo, feio e que empobrece o espírito. E, por conta disso, têm vergonha de cobrar o real valor por seus serviços. Acham que não podem cobrar pelos serviços prestados aos amigos e parentes, pois assim estarão agindo como mercenários. Têm a mentalidade que é pecado ganhar muito dinheiro fazendo o que se gosta. Que é errado receber dinheiro em troca do que se faz com prazer. E, vão boicotando a si mesmos, cotidianamente, sem se darem conta disso.

Fracasso é o que espera pessoas assim. Claro que a meta de um empreendedor não deve ser ganhar dinheiro. Ao iniciar uma atividade, o empreendedor deve ter em mente realizar seus próprios sonhos, fazer o que gosta, o que lhe dá prazer, inovar, fazer a diferença na vida de outras pessoas, se sentir realizado. O dinheiro será a conseqüência desse trabalho. E o dinheiro que vier, será bem vindo, lógico!

Não tenha vergonha de receber em troca dos serviços que você realiza. É justo que você lucre ao desempenhar uma atividade que será útil a outras pessoas. Não pense que porque está tendo prazer ao desempenhar um serviço, não deve receber por ele. Ao contrário, deve sim. Não é errado ganhar dinheiro. E, melhor ainda se esse dinheiro é conseqüência de um trabalho realizado com amor e prazer. É muito bom fazer o que se gosta e ainda ser pago por isso.

Portanto, nada de boicotar a si mesmo, menosprezando seu trabalho, apenas porque ele foi realizado com prazer. Justamente por ser realizado com prazer, foi que tal trabalho ficou bem feito e deve ser remunerado a altura. Lembre-se sempre disso!

========

Papo Arretado com José Rosalvo

- O que é empreendedorismo para você?

Empreendedorismo para mim é antes de qualquer coisa o comportamento de pessoas que tem a sensibilidade de enxergar ao longe, visão de futuro, que saem fora do quadrado, ou seja não ficam na zona de conforto e investem não só dinheiro, mas principalmente tempo, dedicação e amor naquilo que acredita, com risco calculado, entretanto com bastante ousadia.

- Qual a sua principal característica como empreendedor?

Ousadia, me considero uma pessoa muito ousada quando tenho um objetivo em minha vida, não deixo de calcular os riscos, buscando ser cauteloso, entretanto busco não ser medroso naquilo que faço.

- Qual recado você deixa aos futuros empreendedores?

A mensagem que tenho pra você é “Tudo aquilo que você acreditar com o seu coração se tornará uma realidade!”. Palavra mais importante do dicionário: ATITUDE, tenha atitude de fazer de empreender, com certeza você irá atingir o SUCESSO!

*José Rosalvo é Palestrante, escritor, empresário, instrutor de treinamento e consultor comportamental. Bacharel em Administração de Empresas, formado pela Academia do Palestrante e pela Consultores.  

Comentários
Nome
Email
Comentário

Caracteres restantes:
Espaço para interação entre os usuários e o MaisPB. É importante salientar que as opiniões expressas não representam a opinião do nosso portal nem de seus organizadores.

Não somos responsáveis pelo material divulgado pelos usuários.

Essa notícia ainda não possui comentários.